Artigo de docentes da Unifeob será publicado em Congresso de Administração

O trabalho sobre módulos temáticos redigido por Reinaldo Moraes e Rodrigo Simão foi aceito no Congresso Virtual de Administração

A Unifeob constantemente aprimora seus métodos para otimizar o aproveitamento dos estudantes. Os coordenadores Reinaldo Moraes, dos cursos de Engenharia, e Rodrigo Simão da Costa, da Escola de Negócios Online, redigiram um artigo para explicar a utilização de módulos temáticos – também conhecidos como carrosséis – nos cursos do Centro Universitário. O trabalho “A utilização de carrosséis nas estruturas de cursos de educação superior: Um estudo de caso nas áreas de Engenharia e Negócios do UNIFEOB” será publicado no XVII Congresso Virtual de Administração e servirá de modelo para outras instituições de ensino do Brasil.

“É um projeto que vem sendo muito efetivo nas escolas de Engenharia e Tecnologia e de Negócios. Além de possibilitar flexibilidade ao estudante para a entrada no curso, também é uma ferramenta de otimização de recursos financeiros e infraestrutura”, defende Reinaldo, que ressalta a possibilidade de aplicar a metodologia em qualquer curso. “A cada módulo, o assunto é fechado, dando liberdade para uma progressão não-linear”.

Rodrigo explica o termo “carrossel”. “A analogia se refere à possibilidade de ingressar em módulos temáticos diferentes do primeiro da estrutura curricular de um curso. Cada módulo possui suas próprias competências e conteúdos, isto é, tem seu objetivo, seu propósito na formação do estudante”, garante. “Além dos ganhos financeiros, isso propicia um melhor aproveitamento acadêmico dos estudantes por trabalhar temas semelhantes em um mesmo módulo”.

Projeto Pedagógico da Unifeob

Tal estrutura está diretamente ligada à concepção do Projeto Pedagógico Institucional da Unifeob. “O foco está no desenvolvimento de competências relacionadas à formação acadêmica, profissional e para a vida, proporcionando uma formação muito mais completa, diferente de sistemas tradicionais de ensino focados na memorização”, relata Rodrigo. Reinaldo explica que também são trabalhadas as competências atitudinais. “Preparamos os estudantes para o mercado de trabalho por meio de um eixo transversal para aprenderem a tomar atitudes corretas durante a carreira”.

“Escrever o artigo com meu amigo Rodrigo foi uma das melhores experiências que já tive. Ele é excepcional e tem um conhecimento inestimável”, afirma Reinaldo. “O Reinaldo é um dos melhores profissionais que já conheci, sem contar a pessoa maravilhosa que todo mundo adora. Foi muito gratificante escrever esse artigo com ele, tenho certeza de que muitas instituições de ensino farão uso de nossa publicação”, destaca Rodrigo.

XVII Congresso Virtual de Administração

É um congresso totalmente virtual para viabilizar a participação de docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da área neste momento de pandemia. Utiliza crowdsourcing (aprendizado coletivo) para promover mais interação. Está  marcado para acontecer de 1º a 5 de dezembro.