Acontece na Unifeob

Alunos Tutores da UNIFEOB visitam escritórios da Google

O evento reuniu universitários de todo o Brasil.

A Google é uma grande parceira da UNIFEOB. Para celebrar essa união, estudantes foram convidados a conhecer os escritórios da multinacional na capital de São Paulo, na última terça-feira, dia 12, e participar do “Encontro Nacional de Aluno Tutor de Tecnologia Google”. Lá puderam compartilhar experiências e fazer networking com universitários de outros lugares do Brasil, participar de oficinas e aprender sobre a rotina na Google.

Quem coordenou a visita foi o professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo Marudi, representante do programa Aluno Tutor na UNIFEOB. “Os estudantes desenvolveram competências direcionadas às ferramentas Google. Isso traz um grande diferencial para a vida a profissional deles”.

A reunião foi organizada pela Nuvem Mestra, consultoria de tecnologias educacionais. “Eles estão aqui hoje para aumentar o repertório, conhecer possibilidades e ferramentas para usar na instituição com professores e com colegas”, esclarece Taís Aranha, da Gerência de Comunicação e Experiências.

Dos 40 estudantes presentes, 18 eram da UNIFEOB – a instituição de ensino com mais representantes na Google. “Nós nos destacamos pela qualidade dos projetos”, diz Marudi. Para Taís, o diferencial é a dedicação do centro universitário. “A UNIFEOB está fazendo um grande projeto de adoção de tecnologias educacionais, investindo bastante nesses cursos. É uma universidade em São Paulo que não tem limites, se conecta com o mundo todo. A tecnologia não te dá fronteiras”.

Apresentação

Lenita Araújo é estudante de Administração por Educação à Distância (EaD) na UNIFEOB. Ela concluiu o programa e se tornou Aluna Tutora há três meses. “Tenho muitas vantagens. Além dessa visita à Google, aprendi a usar e tenho acesso a todas as ferramentas da G Suite [serviço com vários produtos Google]”. A acadêmica foi indicada pelo professor Rodrigo Marudi para proferir uma palestra no evento. “Falei sobre as expectativas e realidades da minha participação, mas de uma forma bem descontraída”, relata.

Para Lenita, foi um sonho realizado. “A Google é um lugar onde você se sente em casa, recebe ideias inacreditáveis”, conta. “Eu já uso muito na minha vida acadêmica e pessoal. Adiciono todas as reuniões e compromissos no Calendar, guardo fotos e documentos no Drive. Mas sempre há o que aprender com a Google”.

Aluno Tutor

Trata-se de um projeto de fomento às tecnologias Google em instituições de ensino parceiras, como a UNIFEOB. “É voltado para acadêmicos que queiram se envolver na promoção de cultura e inovação. Ao final do processo, todos recebem uma certificação emitida pela Google Brasil”, conta Marudi. Para se inscrever, é preciso estar matriculado em qualquer curso da UNIFEOB, realizar o treinamento on-line e criar uma ação para auxiliar até cinco professores ou estudantes a utilizar as ferramentas Google for Education.

Além de dominar todos os recursos disponibilizados, quem participa do programa Aluno Tutor se prepara para obter a certificação de Educador Google – Nível 1, desenvolve competências exigidas no mercado de trabalho e contribui com o desenvolvimento educacional. O estudante de Direito, João Pedro Ferian, é um entusiasta. “As ferramentas são interativas. É extremamente facilitador ter uma agenda vinculada ao e-mail, por exemplo”.

Oportunidade

As visitas à megacorporação estão previstas para serem anuais – ou seja, mais Alunos Tutores terão a chance de conhecer a Google. “Foi uma das melhores experiências da minha vida conhecer a estrutura da Google, todo o desejo deles por melhorar o ensino e saber que fazemos parte do processo”, declara João Pedro. “Demonstra como a UNIFEOB tem interesse em desenvolver a educação com a tecnologia. Estudar em um dos centros universitários pioneiros na parceria com a Google é inacreditável, os alunos sentem o impacto da transformação”.

Nuvem Mestra

“Somos referência na América Latina. Implantamos o programa Aluno Tutor para que os estudantes apoiem a universidade”, explica Taís Aranha. “A Nuvem Mestra oferece um curso on-line em que eles aprendem as ferramentas e as técnicas de como passar isso para os professores e colegas. Esse encontro foi a grande celebração”.

Segundo ela, a plataforma permite aos estudantes e professores economizar tempo e ser mais produtivos. “Eles dão sentido às ferramentas através do uso prático, não só da técnica; descobrem possibilidades. Estão conectados o tempo todo com o que há de melhor no mundo. A forma de aprender mudou dentro da UNIFEOB ao usar as tecnologias Google”.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados