Agradecimento: ação da Unifeob chega à Folha de São Paulo e ao Jornal Nacional

Toda a comunidade está agora informada e consciente da situação do fogo na Serra da Paulista

Por conta dos incêndios que há uma semana assolam regiões da Serra da Paulista e do município de Águas da Prata, a Unifeob instalou um Ponto de Atendimento Veterinário no KM 7,5 da Estrada da Serra da Paulista, na última quarta-feira (9). Além disso, equipes de busca lideradas pelo médico veterinário Plínio Aiub, professor da instituição, procuram na mata por animais com queimaduras ou qualquer tipo de ferimento para resgatá-los.

“É uma questão de solidariedade em que cada um pode contribuir com suas competências”, afirma o reitor João Otávio Bastos Junqueira. “Agradeço aos professores, coordenadores e estudantes que estão ajudando. Mais do que profissionais com conhecimentos técnicos, a Unifeob forma cidadãos engajados com a comunidade e sabedores de suas responsabilidades”.

As ações humanitárias do Centro Universitário têm sido noticiadas por grandes veículos da imprensa; com isso, cada vez mais pessoas se comovem e procuram ajudar de alguma forma, seja por meio de doações, serviços voluntários ou divulgação da atual situação. “É um trabalho coletivo e precisamos da maior mobilização possível da sociedade”, diz João Otávio.

“Mais do que profissionais com conhecimentos técnicos, a Unifeob forma cidadãos engajados com a comunidade e sabedores de suas responsabilidades”, diz o reitor João Otávio Bastos Junqueira

Na última sexta-feira (11), o trabalho dos médicos veterinários foi tema de reportagem da Folha de São Paulo, jornal de maior circulação no Brasil, e as imagens gravadas foram reproduzidas pelo Jornal Nacional, noticiário exibido no horário nobre da TV Globo. “Não é um reconhecimento apenas da Unifeob, mas de nossa sociedade”, afirma João Otávio. “De todos que doaram tempo e energia para ajudar os animais, uma causa tão nobre, e principalmente debelar o incêndio que está consumindo uma biodiversidade muito rica”.

A missão de informar a população também foi cumprida por todos os veículos de imprensa municipais e regionais com muito empenho e seriedade ímpar; emissoras de televisão, rádio, jornais impressos e portais noticiosos permaneceram atentos e atualizados para prestar o serviço de qualidade que o povo solidário de nossa região merece.

Folha de São Paulo

A reportagem da jornalista Fernanda Canofre conta em detalhes como foi a instalação do Ponto de Atendimento Veterinário da Unifeob e a reabilitação do primeiro paciente, uma bezerra batizada como Fumacinha. Também são abordadas as incursões das equipes de busca ativa para encontrar animais feridos e a situação do incêndio na região. Para apresentar detalhes, entrevistaram o professor Plínio Aiub.

Clique aqui para ler a reportagem diretamente no site da Folha de São Paulo

Acesse o acervo de fotos da Unifeob publicado no site da Folha de São Paulo

Jornal Nacional e EPTV

O repórter Rafael Castro veio a São João da Boa Vista na sexta-feira (11) e conversou com as equipes do Ponto de Atendimento Veterinário e do Hospital Veterinário da Unifeob. As imagens gravadas dos filhotes de tatupebas resgatados e da bezerra Fumacinha foram exibidas em reportagem do primeiro bloco do Jornal Nacional e nas duas edições diárias do Jornal da EPTV. A matéria foi, inclusive, a mais acessada do dia no site Globoplay.

Assista à reportagem sobre a ação de resgate aos animais no Jornal Nacional a partir de 3:15

Confira a nota sobre a recuperação da Fumacinha no Hospital Veterinário da Unifeob para o EPTV 1

Veja a matéria completa de Rafael Castro para o EPTV 2

Unifeob

A equipe da Unifeob também produziu um vídeo informativo completo com todos os detalhes sobre as ações do Ponto de Atendimento Veterinário, das equipes de busca ativa e a situação do incêndio na Serra da Paulista. A reportagem é do jornalista Matheus Lianda, com imagens e edição de Arthur Santos e drone por Antônio Marques Jr.

Assista à reportagem completa no perfil oficial da Unifeob no YouTube