Na próxima terça-feira, 14 de maio, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB vão analisar pontos importantes do Plano Diretor em sessão extraordinária da Câmara Municipal de São João da Boa Vista.

O encontro vai ocorrer a partir das 19h40, no Centro Cultural da UNIFEOB, localizado à rua Riachuelo, 571.

Os professores Caio Higa, Frederico Costa, Gabriel Prata e Isabela Donato serão os responsáveis pelos olhares e análises de pontos cruciais do Plano Diretor, que deve ser votado no dia 20 de maio.

Eles irão debater e emitir seus pontos de vista sobre os temas. A mediação do evento será feita pelo reitor do Centro Universitário, professor João Otávio Bastos Junqueira.

Ricardo Ciacco, arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB, conta que o evento surgiu após uma conversa com o atual presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Domiciano (Bira).

“Ele convidou algum professor para ir lá falar de forma mais técnica, ajudar os vereadores na hora de votar o Plano Diretor. Mas achei que sozinho não conseguiria ajudar e conversando com o João Otávio pensamos em colocar vários professores com pontos de vistas diferentes sobre assuntos que o Plano aborda. Isso para que eles possam ter diversas fontes de informação”, explica.

A ideia é que os vereadores possam ser abastecidos de conteúdos técnicos sobre cada tema. “Por exemplo, o Perímetro Urbano. Cada professor vai dizer as vantagens de manter como está, de ampliar e de diminuir. E assim sucessivamente com os demais assuntos”, detalha Ciaco.

Após as análises técnicas, os professores ficarão à disposição dos questionamentos. “Acreditamos que desta maneira conseguimos fazer uma contribuição relevante para que os vereadores possam tirar suas conclusões e votar de forma mais consciente possível. Este é um momento muito importante para o futuro da nossa cidade e uma votação mais consciente pode nos garantir um futuro mais saudável”, afirma o coordenador.

O reitor João Otávio Bastos Junqueira ressalta que esta é uma forma da UNIFEOB contribuir com a cidade nessa discussão do Plano Diretor. “Essa é uma discussão que já está na reta final, mas ainda assim é importante que nós, como instituição de ensino, possamos participar. Vai ser um rico encontro e a cidade tem a ganhar muito. Precisamos participar mais desses assuntos. Democracia não é só votar. Quero cumprimentar a Câmara e o curso de Arquitetura pela iniciativa”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Bira Domiciano, diz que a iniciativa é positiva e acredita que professores e alunos da UNIFEOB irão colaborar bastante na aprovação do Plano Diretor. “Tudo que for para esclarecer melhor os vereadores na votação é interessante. Achei muito importante, votamos com mais segurança”, completa.