Na próxima semana, estudantes e professores do curso de Direito da UNIFEOB se unem para discutir temas importantes para atuação profissional e que estão em pauta no Brasil.

Trata-se da Semana Jurídica, que em 2019 chega a sua 49ª edição. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Cyro Sanseverino, este é um dos eventos mais tradicionais do Centro Universitário.

“As palestras são temas que consideramos de extrema importância. Uma por conta que não temos o Direito Desportivo dentro do curso, e aproveitamos a semana acadêmica para trazer este tipo de conteúdo. E a outra é a Reforma Trabalhista, que estamos trazendo um desembargador do TRT, que poderá nos dar um norte de como o Tribunal está decidindo algumas questões de acordo com a nova legislação”, detalha.

Além disso, no último dia da Semana Jurídica o destaque fica para os discentes dos 1º e 2º módulos, que vão promover o esperado Júri Simulado.

PROGRAMAÇÃO

A 49ª Semana Jurídica começa na terça-feira, 7 de maio, com a palestra sobre Direito Desportivo. Os palestrantes serão Filipe Souza, Gabriel Lima e Leonardo Bíscaro. Os três especialistas estarão passando aos alunos os principais campos de atuação do Direito Desportivo, que cresce de forma intensa no Brasil.

Na quarta-feira, 8, o dia mais esperado do evento, o tema discutido será a Reforma Trabalhista, recém aprovada no país.

O palestrante será o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, Fábio Allegretti Cooper.  De acordo com Cyro Sanseverino, a Reforma Trabalhista é recente e a expectativa é que o desembargador possa esclarecer pontos duvidosos e direcionar sobre como o Tribunal vem decidindo algumas questões.

E na quinta-feira, 9, último dia da semana acadêmica, acontece o Júri Simulado, com participação efetiva dos estudantes.

O caso que será simulado é o do sequestro e assassinato de Eloá Cristina. Segundo denúncia do Ministério Público, movido por ciúmes de Eloá porque a ex não queria mais reatar o romance de três anos, o então auxiliar de produção Lindemberg Alves, com 22 anos na época, invadiu armado o apartamento em que a estudante morava com os pais em Santo André no dia 13 de outubro de 2008.

Lá, Lindemberg manteve Eloá e outros três colegas de escola dela como reféns – Nayara, Iago e Victor Campos. Depois, os dois meninos foram libertados. Após cem horas de cárcere privado, a polícia invadiu o apartamento. Durante a confusão, Lindemberg atirou na cabeça de Eloá e na de Nayara. Eloá foi atingida por dois disparos e teve morte cerebral no dia 18 de outubro. Alguns dos órgãos de Eloá foram doados. Nayara foi baleada no rosto, mas sobreviveu.

“Este ano os universitários dos 1º e 2º módulos vão participar ativamente da Semana Jurídica, no Júri Simulado. Os do 2º módulo atuarão como debatedores, como promotores, oficial de justiça, testemunhas e réu. E os do 1º módulo serão sorteados como jurados”, revela Sanseverino.

LOCAL E HORÁRIO

Todas as palestras e o Júri Simulado vão ocorrer no Centro Cultural da UNIFEOB, localizado à rua Riachuelo, 571 – Centro de São João da Boa Vista, às 19h45.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =