PROGRAMAÇÃO DA 1ª. SEMANA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO

Horário: 20:00 hrs às 22:00 hrs

Palestrante: Arq. e Urb. João Gonçalo Eugênio

Gerente regional Campinas

A palestra abordará a criação do CAU, as atividades e atribuições do Arquiteto e Urbanista, a  ética como fator fundamental para boa prática profissional e outros.

21/MAIO

Oficina – A Fotografia para Arquitetos – Técnicas e Workflow

Horário: 20:00hrs às 23:00hrs

No. de inscrições: 150

Prof. Ivan Moretti

Fotógrafo profissional desde 1992, formado em Design Gráfico, com atividades dirigidas à comunicação visual nas áreas da arquitetura e publicidade. Na academia, docente da disciplina “Fotografia para Arquitetos” e responsável técnico do laboratório e acervo de imagens da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP. Entre participações em concursos, exposições individuais e coletivas, as mais representativas são: Niemeyer 100 Anos Funchal, Ilha da Madeira – Portugal. Ba(h)ia de Imagens Com o fotógrafo Paulo Altafin. Onde os organizadores receberam uma “Moção de Aplausos” da Câmara de Vereadores da cidade de Americana. Atividades Acadêmicas em Arquitetura de Terra Na apresentação da Cátedra UNESCO em Arquitetura de Terra no plenário da UNESCO, em Paris.

22/MAIO

Oficinas – ARTES e ARQUITETURA

Horário: 20:00hrs às 23:00 hrs

Local: salas 01, 03 e 04 do prédio da Arquitetura

TEMAS:

O CORPO HUMANO E SUA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

No. de inscrições: 60

A estética do corpo humano ao longo da história da arte como referencia para a produção de desenhos e pinturas. Técnicas e materiais para representação do corpo humano – desenhos e pinturas com material livre.

Prof. Rogério Mei

Graduado em Artes Plásticas; pós-graduado em História e Cultura; e mestre em Educação e Filosofia.

ARQUITETURA É ARTE?

A ARQUITETURA E SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO

No. de inscrições: 60

Debate sobre questões de Arquitetura enquanto Arte: o olhar do indivíduo sobre a Arquitetura, o Urbanismo e suas possibilidades.

Atividade prática – O Instrumento Corpo, suas ações, reações para o teatro e o dia-dia.

Prof. Ricardo Valias

Arquiteto graduado pela PUC Minas – campus Poços de Caldas                                                                                               TFG indicado ao Prêmio Ópera Prima 2006 , coordenador do Grupo Rasgacêro, empreendedor Mixiricar-te Cultural

ILUSTRANDO O COTIDIANO E ARQUITETURA

No. de inscrições: 60

A oficina tem o objetivo de estimular e apresentar ao aluno, de forma básica e superficial, o desenvolvimento de sua percepção visual, preparando-o para enfrentar e resolver os problemas do desenho, estimulando sua capacidade criativa para a criação de um estilo próprio.

A oficina vai passar por temas básicos do desenho e trazê-los para o cotidiano e suas possibilidades na arquitetura.

·         Temas básicos:

o   Linha, ponto, traço e forma

o   Volume, objetos

o   Luz e sombra

o   Perspectiva.

Prof. Andrei Mariani Barbosa – Ilustrador, arquiteto e urbanista.

Formado em arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica  – PUC/ Campus Poços de Caldas/MG

23/MAIO

PALESTRA – ÁGUA NO MEIO URBANO – RECONSTRUÇÃO DE UM SONHO COLETIVO

Horário: 21:00 hrs às 23:00 hrs

Local: Centro Cultural UNIFEOB

A palestra aborda a recuperação da qualidade das águas nos córregos e ribeirões que cruzam as cidades. Reflete-se sobre a importância do planejamento das micro-bacias hidrográficas e sobre a qualificação dos espaços que margeiam os cursos d’água, destacando-se o papel dos arquitetos e urbanistas nessa iniciativa. A partir dessa reflexão, busca-se aprofundar o conhecimento sobre as origens da crise relacionada à gestão das águas que se vivencia atualmente no Estado de São Paulo.

Prof. Ricardo Moretti

Engenheiro civil, mestre em engenharia de solos e doutor em engenharia de construção civil e urbana pela Escola Politécnica da USP. Foi professor e pesquisador do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC Campinas, onde coordenou o grupo de pesquisa sobre água no meio urbano. Foi pesquisador durante 25 anos do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, onde ajudou a estruturar a pós-Graduação em Habitação. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC, com atuação principal nos cursos de Engenharia Ambiental e Urbana e no programa de pós- graduação em Planejamento e Gestão do Território.

24/MAIO

VIAGEM DE ENCERRAMENTO

Horário: 07:00hrs às 19:00hrs

Local: PIRACICABA

No. de inscrições: 100

TEMA: FOTOGRAFIA E ARQUITETURA – UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO

Prof. Dirceu Rother Junior

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1981) e doutorado em Arquitetura pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é Professor Tempo Parcial – Regime de dedicação da Universidade Metodista de Piracicaba. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria, Cidade.

Descrição

Viagem que busca colocar o aluno em contato com a relação atual de prédios históricos da cidade de Piracicaba com a vida contemporânea. Através dessa relação, entender o desenvolvimento urbano da cidade, seus erros e acertos e, desta forma, ilustrar de forma prática e clara trabalhos acadêmicos que estão sendo desenvolvidos nos módulos atuais do curso.

Como a visitação acontecerá em diversos elementos arquitetônicos tombados, busca-se também a documentação da viagem pelos alunos através das técnicas de fotografia trabalhadas na oficina “A fotografia para arquitetos”. Fotografias estas que serão objeto de trabalho futuro.