Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU)

Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU)

O Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU) tem como finalidade o apoio às aquisições de utensílios para pesquisa e também pode auxiliar nos custos para suprir serviços necessários à instalação e operacionalização do Equipamento Multiusuário requisitado. A FAPESP criou esse programa para possibilitar o desenvolvimento de tecnologias em centros de pesquisa.

“O EMU é um programa da FAPESP que disponibiliza uma listagem de equipamentos voltados para pesquisa em todo estado de São Paulo. Um estudante da UNIFEOB que queira desenvolver alguma pesquisa, mediante um agendamento prévio, pode realizar uma busca desse equipamento necessário e desenvolver uma análise em outra instituição que participe desse programa”, comenta o coordenador de pesquisa da UNIFEOB, Diogo Araújo.

O programa não visa prover o financiamento convencional aos projetos de pesquisas que sustentam as solicitações. O apoio à realização desses projetos deve ser buscado nas próprias medidas de financiamento à pesquisa.

O EMU integra o Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo, mantido pela FAPESP desde 1995. O objetivo do programa é modernizar as instituições de ensino superior e de pesquisa do estado e possibilitar um acesso a recursos, que de outra forma, estariam fora do alcance dos estudantes e pesquisadores.