Entenda tudo sobre pós-graduação

Entenda tudo sobre pós-graduação

O mercado de trabalho evoluiu e suas exigências aumentaram. Nesse cenário, muitos profissionais já com o diploma em mãos não sabem como continuar avançando em sua carreira. E a resposta, às vezes, parece óbvia para essas situações: Investir em uma pós-graduação!

Porém, se você precisa conquistar qualificação e alavancar sua carreira, é importante conhecer os tipos de especializações e entender como funcionam, assim, sua escolha trará resultados muito positivos.

O que é pós-graduação?

Pós-graduação é um modelo de ensino que tem como objetivo a formação de profissionais especializados em determinadas áreas.

Segundo o MEC, existem as categorias lato sensu e stricto sensu.

Lato Sensu: Categoria que compreende programas de especialização, cursos como MBA (Master of Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, são cursos voltados para a aplicação de conhecimento mais abrangente na realidade do profissional. Ao fim do curso, o estudante ou profissional receberá um certificado ao invés de um novo diploma.

Dentro dessa categoria, são reconhecidos os MBAs e especializações.

Entenda qual é a diferença entre eles.

 

  • Especialização

A especialização tem como objetivo ampliar as habilidades e conhecimento do profissional dentro de determinada área.

É excelente para desenvolver ainda mais a base prática e teórica do profissional, a fim melhorar seu currículo e conquistar mais segurança no trabalho, é flexível e possui um nível de exigência menor comparado aos outros tipos de pós-graduação, podendo impulsionar positivamente sua vida profissional.

Ao fim da especialização, para obter a certificação de especialista, é preciso elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Você poderá exercer cargos de gestão e liderança na organização em que trabalha ou ser professor de especialização lato sensu.

 

  • MBA

O Master of Business Administration (MBA) é um tipo de pós-graduação internacional, voltada para gestão de negócios.

No Brasil, faz parte da categoria de cursos de pós-graduação lato sensu, apesar da nomenclatura (master), e de ser visto como um mestrado no exterior.

Isso ocorre pois existem diferenças nos critérios de distinção entre os cursos lato e stricto sensu em nosso país e no exterior.

Por aqui, existem instituições que oferecem cursos de MBA, e apesar de não serem mestrados no Brasil, se encaixam nos padrões internacionais.

Existem dois tipos de MBA.

O MBA tradicional, que exige do estudante dedicação exclusiva, tem duração de cerca de dois anos e é ideal para aqueles que ainda não estão inseridos no mercado ou possuem pouca experiência e desejam buscar qualificação antes de começar a trabalhar.

E o MBA executive, que é voltado para quem já atua profissionalmente e pretende usar o curso para dar um upgrade em sua carreira, tendo a oportunidade de estudar sem interrompê-la e conseguindo conciliar o estudo com seu trabalho, sem perder na qualidade do ensino.

 

  • Stricto Sensu

Nesta categoria estão os mestrados, tanto acadêmicos como profissionais, doutorados e pós-doutorados, aberto a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Os cursos enquadrados nesta categoria são mais aprofundados, ao se formar, o profissional sai com um diploma e um título de mestre ou doutor.

Como a lato sensu, existem diferentes tipos de pós-graduação stricto sensu.

O primeiro nível da pós-graduação stricto sensu é o mestrado, com duração mínima de  2 anos. Nesse caso, o estudante poderá escolher entre dois tipos de diploma:

Mestrado Acadêmico: Tem como objetivo a pesquisa acadêmica voltada ao desenvolvimento de conhecimentos, que contribuam para alavancar temas que sejam relevantes para sociedade. Preparando o estudante para continuar no meio acadêmico, podendo atuar como pesquisador ou docente do nível superior.

Mestrado Profissional: Tem como objetivo instruir o profissional nas demandas do mercado de trabalho, com ênfase nos segmentos de pesquisa e inovação, alinhados às necessidades das empresas e do mundo, o estudante desenvolverá conhecimentos profissionais e realizará uma pesquisa científica, para alcançar  saberes técnicos-científicos, que poderão ser aplicados ao desenvolvimento de tecnologias e produtos.

Reta final… O que escolher?

Na reta final da pós-graduação, temos os cursos de doutorado e pós-doutorado. Normalmente, entram nessa categoria somente profissionais que já tenham o título de mestre stricto sensu.

O doutorado tem como objetivo formar pesquisadores e professores, para seguirem os principais caminhos teóricos e da produção intelectual. Podendo se dedicar ao trabalho e adquirir conhecimento, agregando novas descobertas.

Costuma ter duração de 4 a 5 anos, com carga horária reduzida, pois a maior parte do trabalho é feito em casa, pesquisando para escrever a tese.

O pós-doutorado é considerado a extensão de uma pesquisa. Geralmente, é  iniciada no doutorado e o profissional tem a opção de continuar se aperfeiçoando por meio de pesquisas, não visando a obtenção de nenhum título e, sim, a continuidade do aprendizado comprovando excelência em determinada área de conhecimento.

Agora que você já sabe a diferença entre as categorias de pós-graduação, faça sua escolha e alavanque sua carreira. Aproveite para conhecer os cursos de Pós-Graduação que a UNIFEOB oferece, acesse o nosso site e confira:

https://cursos.unifeob.edu.br/