Acontece na Unifeob

Hospital Veterinário Unifeob realiza consultas gratuitas a cães e gatos

Durante a campanha Outubro Rosa, a ação será feita às quintas-feiras mediante agendamento.

Até o fim do mês, é possível levar seu pet para realizar exames gratuitamente no Hospital Veterinário Unifeob, referência regional em tratamento de grandes e pequenos animais. A ação acontece toda quinta-feira, das 8h às 18h. “É uma ação solidária que consiste em realizar consultas e exames citológicos gratuitos em cães e gatos com suspeita de câncer de mama”, afirma a médica veterinária e docente da instituição, Mariely Souza.

Para Gláucia Octaviano, tutora da Tixa, uma ação como essa é fundamental. “Muitas pessoas desconhecem que seus pets podem ter essas doenças, então a campanha de conscientização do Outubro Rosa acaba facilitando que a prevenção e o tratamento sejam feitos, melhorando a qualidade de vida dos animais”, diz a servidora municipal. “O envolvimento de uma instituição como a Unifeob na campanha é muito importante, porque traz retorno para a sociedade, além da formação de profissionais, minimizando o custo do diagnóstico que, às vezes, nem seria feito se não existisse a campanha”.

A estudante de Medicina Veterinária, Cecília Rabelo, também trouxe sua companheira canina, a Pelota, de 10 anos. “Os professores sempre mostram a importância de a gente cuidar da saúde dos animais. Do mesmo jeito que você cuida da sua família, você tem que cuidar do seu animalzinho, é nisso que a gente acredita”, garante. “Uma ação como essa influencia vários tutores a trazer seus animaizinhos, tem uma grande relevância”.

A Campanha Outubro Rosa Pet é feita anualmente pela equipe de Medicina Veterinária. “É importante aproveitar esse mês de conscientização para prevenir e tratar o câncer de mama. É uma campanha de importância mundial, tanto para humanos quanto para cães e gatos”, garante. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato pelos telefones da Secretaria do Hospital Veterinário: (19) 3534-3205 ou 3634-3206.

Exame

A citologia mamária auxilia no diagnóstico de câncer de mama, evita biópsias desnecessárias, tem menor custo e causa muito menos desconforto aos animais. A coleta é realizada por meio de aspiração por agulha fina e, com o resultado em mãos, o médico veterinário responsável pelo paciente pode direcioná-lo para o tratamento mais adequado. No Hospital Veterinário Unifeob, participam dos atendimentos os residentes em conjunto com o Grupo de Estudos de Pequenos Animais (Gepa).

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendados