Acontece na Unifeob

Na Volta às Aulas, Unifeob oferece a possibilidade de atividades presenciais ou remotas

Com cerca de 25% dos estudantes, o início do segundo semestre foi marcado pela oportunidade de se reunir presencialmente com toda a segurança.

Na noite desta segunda-feira (2), cerca de 25% dos universitários da Unifeob escolheram retornar para o Campus Mantiqueira na Volta às Aulas do segundo semestre. “Nós ficamos muito felizes com o movimento no campus”, diz o diretor de Sucesso do Estudante, Reinaldo Moraes. “Estamos preparados para receber até 100% dos estudantes com segurança, mas vamos seguir à risca o decreto estadual, que por enquanto determina lotação máxima de 80% da capacidade”. No caso dos cursos da área de Saúde, já é permitido o retorno presencial de todos.

Os colaboradores e estudantes seguiram à risca medidas de biossegurança estabelecidas nos protocolos sanitários de órgãos competentes e do próprio centro universitário, como a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a permanência no local, a aferição de temperatura corporal na Portaria e a recomendação para que todos mantenham o distanciamento físico. Além disso, o campus foi completamente adaptado à situação, com equipamentos como totens e dispensers de álcool em gel e demarcações de distanciamento em áreas de convivência.

“Temos uma comissão interna que cuida dos protocolos de segurança com muita rigidez; em alguns pontos, inclusive, nosso protocolo é mais rígido que o estadual e o municipal. Respeitando todas as medidas, a opção de volta presencial será dos próprios estudantes”, ressalta o diretor. “Caso decidam continuar remotamente, terão aulas com a mesma qualidade e nível de aprendizagem”.

Transmissão das aulas

Em cada sala e laboratório da instituição, há câmeras para transmitir em tempo real o conteúdo para os estudantes que escolherem permanecer com aulas remotas. É possível participar ao vivo, porém tudo fica gravado e pode ser acessado posteriormente a qualquer momento. “Montamos esse sistema desde janeiro, colocamos as câmeras no ponto de vista dos estudantes, com interação total com os professores”, explica Reinaldo.

“Caso decidam continuar remotamente, terão aulas com a mesma qualidade e nível de aprendizagem”, diz o diretor de Sucesso do Estudante, Reinaldo Moraes

Segundo o diretor, adequar a instituição para os universitários poderem escolher pelo retorno presencial ou pelas aulas remotas é uma prática que reflete a adaptação da Unifeob aos mais modernos conceitos de aprendizagem. “A educação nunca mais voltará a ser a mesma. A tendência é que os professores deixem o papel de ‘passadores de conteúdo’ ou ‘gestores da sala de aula’ para assumir a função de mentores, instrutores e parceiros, trabalhar também habilidades e competências atitudinais”, ressalta.

Cursos técnicos

A Unifeob hoje oferece o curso de Técnico em Enfermagem, voltado principalmente para egressos ou estudantes do ensino médio e quem já é formado como auxiliar de Enfermagem, com estágio durante o período da tarde e aulas à noite. Por ser da área de Saúde, a presença de 100% dos participantes é liberada para as aulas práticas; no caso das teóricas, também será permitida a escolha pelo remoto ou presencial. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: inscricao.unifeob.edu.br/tec.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendados