Acontece na Unifeob

Pesquisadores do MIT, Nasa e SpaceX farão live com diretor da Unifeob

Reinaldo Moraes, responsável pela área de Sucesso do Estudante, integra os grupos de pesquisa sobre mapeamento de superfícies interplanetárias com robôs e Inteligência Artificial das instituições.

Avanços tecnológicos e descobertas nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial (IA) são cada vez mais frequentes e relevantes e impactam direta e indiretamente em diversos campos da ciência. A Unifeob está constantemente ligada a tais inovações das mais variadas formas, seja em estudos na sala de aula, projetos de extensão, implantação de tecnologia de ponta em todos os cursos ou por pesquisas de estudantes e docentes.

Na próxima segunda-feira (21), às 20h, o diretor de Sucesso do Estudante, Reinaldo Moraes, participará de um webinar especial com outros dois pesquisadores, Prof. Xuanhe Zhao, de Engenharia Mecânica, e Prof. Abdul Wahab, de Geologia. Ambos são colegas de Reinaldo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço Aéreo (Nasa) e da empresa norte-americana de sistemas espaciais SpaceX. O tema abordado será a utilização de robôs com inteligência artificial para mapeamento de superfícies em outros planetas.

“Poderíamos usar essa tecnologia para várias atividades que hoje colocam vidas humanas em risco”, diz o diretor de Sucesso do Estudante da Unifeob, Reinaldo Moraes

“Vamos falar da evolução disso ao longo do tempo, o que estamos realizando, o que pretendemos fazer e o que tudo isso vai agregar em termos de tecnologia para esse fim”, adianta Reinaldo, que é doutorando do MIT. “Eu trabalho em uma pesquisa envolvendo IA e robôs. A proposta é entender as possibilidades de uso dessa tecnologia em que o robô toma decisões autônomas sem que haja espera por informações da central de operações”.

O convite para a live foi realizado após o diretor da Unifeob passar a integrar grupos de pesquisa sobre o tema no MIT, na Nasa e, mais recentemente, na SpaceX. “Tudo está se tornando IA. Quase todas as tecnologias foram desenvolvidas e testadas em grandes centros, por grandes empresas. Poder mapear superfícies ou fazer qualquer outra atividade com robôs autônomos colabora muito com as viagens e pesquisas interplanetárias”, explica Reinaldo. Ele acrescenta que outras áreas do conhecimento também são beneficiadas, como a Engenharia. “Poderíamos usar essa tecnologia para várias atividades que hoje colocam vidas humanas em risco”.

Indicado para estudantes e pesquisadores das áreas de Tecnologia e afins, o webinar “Mapeamento de Superfícies Usando Robôs com Inteligência Artificial” será transmitido no canal oficial do MIT no YouTube.

Aprendendo com os mestres

Durante o doutorado no MIT, Reinaldo Moraes tem oportunidades únicas de aprimoramento pessoal e profissional: em 2020, pôde aprender com Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e Bill Gates, fundador da Microsoft. Recentemente, na aula inaugural deste ano, o convidado foi o empreendedor Elon Musk, fundador de empresas como SpaceX, Tesla Motors, Neuralink e SolarCity.

Recomendados