Acontece na Unifeob

Minicurso de Metodologias Ativas é ministrado por coordenador da Pós-Graduação Unifeob em Congresso Nacional de Educação

O conteúdo está disponível no YouTube e é completamente gratuito.

Atualmente, é impossível falar de Educação sem mencionar as metodologias ativas, processos em que estudantes se tornam protagonistas da própria aprendizagem ao se apropriar do conteúdo e participar efetivamente da jornada educativa. Com os resultados extremamente positivos, especialistas da área são cada vez mais requisitados para transmitir tais conhecimentos a profissionais do Ensino Básico ao Superior.

“Uma prática de aprendizagem não deve contar com uma metodologia apenas, e sim com diferentes estratégias que se conjuguem para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes”, diz o coordenador da Pós-Graduação de Metodologias Ativas, João Fábio Diniz

Na quarta-feira (12), o coordenador da Pós-Graduação em Metodologias Ativas para a Aprendizagem da Unifeob, João Fábio Diniz, também docente do curso de Pedagogia, ministrou de forma remota um minicurso para participantes do 5º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, programado para acontecer em ambiente virtual nos dias 9 e 10 de junho. Essas atividades foram oferecidas aos inscritos por instituições parceiras, como a Unifeob, e estão disponíveis gratuitamente no perfil do evento no YouTube.

“O objetivo foi trazer uma visão diferente para esse tema tão em voga na Educação”, conta João Fábio Diniz. Para ele, as bases diferenciais que sustentam o processo devem ser levadas tanto em consideração quanto as metodologias em si. “Uma prática de aprendizagem não deve contar com uma metodologia apenas, e sim com diferentes estratégias que se conjuguem para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes e que sejam capazes de funcionar como uma ponte entre saberes e fazeres”.

Assista gratuitamente ao minicurso “As metodologias ativas de aprendizagem enquanto experiências ativadoras do aprendizado significativo”

Para o especialista, eventos como esse permitem reavaliar as relações entre Educação e novas tecnologias. “Acredita-se que estas sejam úteis enquanto ferramentas de aprendizagem, o que não é incorreto, mas é mais importante compreender como a maior inserção progressiva das novas tecnologias na socialização dos chamados ‘nativos digitais’ altera a forma pela qual eles recebem, selecionam e processam informações”, pondera. “A partir disso, podemos refletir de maneira mais adequada sobre como envolver os estudantes nas práticas de aprendizagem e estabelecer a construção de saberes perenes e significativos para esse público: o ‘homo digitalis’”. 

Mesa Unifeob

A Unifeob participará do Congresso Nacional de Educação com a presença dos professores Diogo Vianna, João Fábio Diniz, Patrícia Furlanetto e Inês Waitz. O encontro acontecerá no dia 10 de junho, das 16h às 18h, com o tema: “Os desafios da formação docente pós-pandemia: o que esperam de nós?” Para outras informações, acesse o site oficial do evento: educacaopocos.com.br.

Prof. João Fábio Diniz

Coordenador da Pós-Graduação em Metodologias Ativas para a Aprendizagem e docente do curso de Pedagogia da Unifeob. É graduado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e ex-pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendados