Acontece na Unifeob

Oficina de Criação de Aplicativos na UNIFEOB incentiva o uso da tecnologia por crianças e adultos

Atualmente, dependemos de aplicativos para tudo – seja um simples despertador, compras on-line ou edição de fotos para postar em redes sociais. Como criar o próprio app, porém, ainda é um mistério para a maior parte das pessoas. Para começar a mudar esse cenário, a UNIFEOB ofereceu a Oficina de Criação de Aplicativos na noite da última quarta-feira, 5. “Foi um curso introdutório para despertar o interesse e desenvolver o pensamento computacional das pessoas”, relata o coordenador de Projetos de Tecnologia, Rodrigo Marudi, que ministrou a atividade.

Participaram 40 pessoas dos mais diversos perfis. “Tivemos a presença de docentes, tutores, interessados em fazer graduação nessa área e menores de idade curiosos pelo assunto”, cita. “Tecnologia não é só para especialistas. É um tema sobre o qual todo mundo pode e deve desenvolver competências”.

MIT App Inventor

A ferramenta utilizada foi o App Inventor, criado pela Google, multinacional parceira da UNIFEOB, e atualmente mantido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). “Com esse software é possível criar um sistema para controlar um robô, por exemplo, ou programar um voo autônomo em um drone. É muito útil também nas áreas de marketing, negócios, educação, lazer. As possibilidades de aplicação são infinitas”.

Próximos cursos

Os participantes ficaram empolgados e pediram por mais atividades semelhantes. “O pessoal conseguiu realizar a proposta da oficina, foram duas ideias para novos apps. Agora a gente quer fazer uma segunda fase com eles”, conta Marudi. “E também vai haver vários workshops e palestras da área abertos a todos os interessados. Um dos convidados, por exemplo, vai ser um colaborador da IBM (International Business Machines Corporation) para falar sobre computação quântica”.

Google for Education

A UNIFEOB está sempre atenta às mais modernas tecnologias, principalmente as educacionais, graças à parceria com a Google for Education, que constantemente disponibiliza novas ferramentas e atividades. Recentemente, durante o Simpósio de Desenvolvimento Profissional para Docentes e Tutores, de 27 a 30 de janeiro, foram ministradas quatro oficinas para atualizar os colaboradores da instituição sobre novidades da Google.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Recomendados

Notícias

Informativo

Prezados alunos, Por meio desta nota, informamos que haverá uma atualização de 10% no valor das mensalidades para o ano de 2022. Antes de definirmos

Leia mais »