Núcleo de Desenvolvimento e Inovação (NDI)

Dados Gerais

O NDI (Núcleo de Desenvolvimento e Inovação) foi criado pela UNIFEOB Fundação de Ensino Octávio Bastos – com o objetivo de difundir, divulgar e aprimorar a formação e a prática empreendedora. Para isso, estarão disponíveis com o NDI novas ferramentas para o desenvolvimento da formação empreendedora no ensino superior, dentro do modelo pedagógico de formação por competências. Na criação de empresas, o NDI também concentra suas ações em estimular e incentivar a capacidade para investigar e criar soluções. Isso graças ao trabalho de aprimoramento de um perl proativo, inovador, entre outras qualidades evidentes em grandes empreendedores. Entre as atividades do NDI constam os contatos e parcerias acadêmicas com organizações que fomentam a pesquisa, inovação e transferência de tecnologia em benefício da comunidade regional. Para desenvolver todas estas atividades, o NDI está dividido em: – CENTRO DE EMPREENDEDORISMO – CONEXÃO – CENTRO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

1. PROGRAMA CONEXÃO

O Conexão é um facilitador do relacionamento entre empresas, alunos e ex-alunos da UNIFEOB (graduação, pós-graduação e cursos técnicos). O objetivo principal é o crescimento pessoal e prossional por meio da gestão de carreiras. Entre suas ações, o Conexão coletará informações para a CENTRAL DE INTELIGÊNCIA, que está voltada para a avaliação de desempenho dos alunos. Os resultados obtidos serão utilizados para o contínuo aperfeiçoamento da instituição. Outro recurso de grande interesse dos universitários e das empresas parceiras é o PAINEL DE OPORTUNIDADES, um ambiente virtual que possibilita uma interação efetiva entre empresa e prossional. Neste espaço, as empresas podem anunciar vagas de empregos, seleção de candidatos, os interessados podem cadastrar currículos, além de obterem informações sobre a legislação trabalhista, estágios, etc.. A proposta é oferecer ainda uma ferramenta de interatividade com quizzes e testes vocacionais.

2. CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo visa intermediar o contato entre os alunos e o mercado de trabalho proporcionando a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos. As atividades são estruturadas para prestação de serviços de consultorias, palestras, apresentações, treinamento sobre novas tecnologias e gestão de novos negócios. Serão utilizados materiais pedagógicos de empresas conveniadas, que dispõem aos associados, gratuitamente, um banco de informações, como: programas de treinamento, cursos de capacitação prossional – nas modalidades presencial e a distância – agenda de eventos, publicações e projetos de apoio ao empreendedorismo. A parceria com o SEBRAE-SP através da assinatura do convênio de cooperação técnica contribui para o desenvolvimento de ações e para a disciplina de empreendedorismo nos cursos de graduação, além de outras ações como capacitação de professores, premiações, ciclo de palestras, Desao Universitário Empreendedor, novas ferramentas de ensino (software) e publicações. Tudo para disseminar a Cultura Empreendedora em benefício do aluno UNIFEOB.

3. Centro de Tecnologia e Informação

O Centro de Tecnologia e Informação está focado no apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias e monitoramento de tendências. Por meio de programas de fomento à ciência, inovação e tecnologia, a iniciativa orienta e atrai jovens talentos cientícos com qualicação para aplicar o conhecimento em âmbito nacional e internacional. Este suporte está contido nas parcerias estratégicas feitas com órgãos públicos e instituições privadas que são responsáveis por apoiar projetos de pesquisa cientíca e desenvolvimento tecnológico. Desta forma, o Centro de Tecnologia e Informação atua de forma proativa na identicação de novas possibilidades de negócios, apoiando a cultura de inovação, com novos processos, produtos e serviços.

CONTATO

Entre em contato conosco e saiba mais como fazer parte deste grupo de parceiros UNIFEOB!

e-mail: ndi@unifeob.edu.br