Nossa História

A Instituição foi fundada em São João da Boa Vista, no ano de 1966 com o nome de Fundação Sanjoanense de Ensino. A iniciativa partiu de um grupo liderado pelo prefeito da época Octávio da Silva Bastos.

A primeira faculdade implantada foi a de Direito, em 1966, que teve seu reconhecimento em 1972. Esta faculdade teve como seu primeiro diretor o Dr. Octávio da Silva Bastos.

Em 1971, foi implantada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1973, entrou em funcionamento a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas, cujo reconhecimento ocorreu em 1977. A Faculdade de Medicina Veterinária iniciou suas atividades em 1987, e foi reconhecida em 1992.

Em outubro de 2001 foi autorizado, pela portaria nº 2201, a abertura do curso de bacharel em Ciências Biológicas que entrou em funcionamento em 2002. Pela portaria nº 2200 foi autorizado também o curso de Bacharel em Enfermagem. Ambos foram avaliados de forma positiva pelo MEC, obtendo conceitos máximos pelo Projeto Pedagógico e infraestrutura (salas de aulas, laboratórios e biblioteca).

Pela portaria nº 950, de 2002, foi autorizado o curso de Bacharel em Fisioterapia e pela portaria nº 837, do mesmo ano, o curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Ambos entraram em funcionamento em 2003.
Com o crescimento e a integração de seus cursos ocorreram mudanças em seu estatuto, e juntos, os cursos de graduação e pós passaram a compor as FIFEOB – Faculdades Integradas da Fundação de Ensino Octávio Bastos, em 2002.

Em dezembro de 2003, depois de atender a todas as exigências do MEC, as FIFEOB conquistaram o status de Centro Universitário. Assim, foi adotado o nome UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Em 2012 foram oferecidos para o ano de 2013 os vestibulares para os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Desde 2004 a UNIFEOB passou a integrar o seleto grupo de Instituições de ensino superior reconhecida pelo seu trabalho comunitário, como uma das 45 entidades filiadas a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC – dentre mais de 1600 escolas de ensino superior do Brasil.

Além das atividades acadêmicas a UNIFEOB possui vários projetos sociais e culturais, com envolvimento dos professores, alunos e funcionários.

A UNIFEOB também oferece diversos cursos de Pós-Graduação, cursos livrese extensão para diversos públicos inclusive para a 3ª Idade desde 1992.

Missão

“Educar gerações, atuar na comunidade com responsabilidade social e influir no desenvolvimento nacional, valorizando a ética, a cidadania, a liberdade e a participação”.

Valores

Os valores que orientam a UNIFEOB são a dignidade do ser humano, o pluralismo democrático, a transparência e responsabilidade nas relações institucionais e comunitárias, o respeito à individualidade e diversidade de ideias, o espírito de equipe e criatividade, além do compromisso com o meio ambiente.