Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico de Formação por Competências

Para ser um profissional de sucesso, o estudante precisa desenvolver conhecimentos que vão além da teoria e técnica.

São exigidos comportamentos, habilidades que, aliados ao esforço e ao conhecimento teórico, compõe o sucesso.

O Projeto Pedagógico da UNIFEOB realiza um trabalho completo focado na formação teórica, na formação para a vida e no desenvolvimento de habilidades e competências.

A faculdade é uma fase cheia de novas experiências. Você recebe o conhecimento dos professores, mas também passa noites em claro preparando uma apresentação; vive as dificuldades do trabalho em equipe, concilia conflitos; quebra barreiras ao falar em público pela primeira vez, pela segunda vez. Vivencia as dores de abrir mão da própria opinião, mas sabe que é preciso muitas vezes; entre tantas coisas, você aprende a definir o mais importante; quando a equipe está sem rumo, tomas as rédeas da situação, desenvolvendo tantos conhecimentos importantes para a sua carreira dentro da UNIFEOB.

São muitas as habilidades exigidas atualmente de um profissional.

Para oferecer um desenvolvimento completo, a faculdade deve estar antenada com as novas exigências do mercado. O jeito de estudar mudou e a UNIFEOB está preparada para as tendências da educação colaborativa. Aqui o estudante é protagonista de sua formação e tem #OrgulhodeSerUNIFEOB

Desenvolvendo Competências

Acreditamos que, além da formação acadêmica e profissional, para desenvolver competências também é necessário dar autonomia, responsabilidade, incentivar a capacidade de iniciativa e autoavaliação. Para desenvolver competências é preciso promover a mobilização e organização de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Privilegiamos a organização curricular por módulos, flexível, contextualizada e sintonizada ao mundo do trabalho, favorecendo a prática interdisciplinar e transdisciplinar.

O conteúdo não é o núcleo da proposta, ele é o suporte para o desenvolvimento de competências. Diferente dos métodos tradicionais de ensino, nossa proposta é a formação integrada e que tenha significado para o estudante.

Sendo assim, o estudante é o protagonista de todo o processo. Isso o torna proativo e disposto a trazer resolução de problemas e ser assertivo na tomada de decisões pessoais, profissionais e sociais.

A estrutura curricular dos cursos tem como pilares os seguintes eixos de formação:

Formação acadêmica: saberes técnicos necessários para a profissão.

Formação profissional ou atitudinal: desenvolvimento das competências (flexibilidade, comprometimento, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação, visão sistêmica, liderança, tomada de decisão, organização e planejamento).

Formação para a vida: competências socioemocionais essenciais para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas. São trabalhadas Unidades de Estudo que complementam a formação do indivíduo enquanto profissional e ser humano, além de promover o senso crítico.

As Unidades de Estudo ofertadas são: Desenvolvimento intelectual; Autoconhecimento; Desenvolvimento acadêmico-científico; Diversidade cultural; Arte e cultura; Percepção de mundo e sustentabilidade; Carreiras; Empreendedorismo; Comunicação e negociação e Planejamento estratégico.

praxis_2

praxis_1