A PESQUISA NA UNIFEOB

Apresentação

A UNIFEOB é uma instituição preocupada não apenas em capacitação profissional visando o mercado de trabalho, mas que também acredita no potencial de seus alunos.

Seu incentivo à pesquisa acadêmica tem por objetivo desenvolver graduandos, contribuindo para uma autonomia intelectual, resultando em contribuições relevantes e significativas para a sociedade como um todo e impactando em melhorias sociais, ambientais e, até mesmo, econômicas.

Estabelecendo uma politica de pesquisa interessada em orientar e promover alunos alicerçados em princípios éticos e critérios de produção de conhecimento científico e tecnológico, a UNIFEOB estimula e incentiva o  respeito a todas as normas estabelecidas na proteção de objetos de estudos para as fontes de pesquisa, sejam eles seres humanos, o meio ambiente ou animais.

Aguarde os editais para Projetos de Iniciação Científica Tecnológica e de Extensão Unifeob e editais de Projetos Individuais de Pesquisa para Professores

Baseada na tripé ensino-pesquisa-extensão, o propósito da política de pesquisa da UNIFEOB é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do país.

Além disso, contribuir também no desenvolvimento de ações comunitárias, não se limitando a uma área específica, mas explorando todas as áreas do saber, propagando conhecimento para a sociedade, valorizando seu núcleo de pesquisadores, estimulando e apoiando a captação de recursos nacionais e internacionais, resguardando a Instituição e seus pesquisadores no que tange a propriedade intelectual de suas produções, valorizando a interação mútua que ocorre entre os grupos de pesquisa e o engajamento das iniciações cientificas, sendo esta o primeiro passo para uma carreira acadêmica.

Você sabe o que é Iniciação Científica e Tecnológica?

A iniciação científica é o primeiro passo do estudante no mundo da pesquisa. Ao escolher participar de um programa de iniciação científica, o aluno tem a chance de se envolver ativamente com a construção do conhecimento. Ele passa de ouvinte, de leitor, a questionador, se apropriando de novas perguntas e busca por respostas.

O contato com outros novos pesquisadores ou mesmo com nomes consagrados trazem luz a muitos métodos de pesquisa dentro de um mesmo projeto. O horizonte da investigação científica é aberto aos olhos do estudante, que, no futuro, pode ingressar em uma pós-graduação acadêmica, em um mestrado ou doutorado, ou mesmo buscar uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho.

A pesquisa faz o universitário partir para a parte prática e caminha junto com o desenvolvimento da formação. É uma quebra de paradigma educacional, tirando o aluno de receptor da informação, para transformá-lo em produtor do conteúdo acadêmico-científico.

Para quem almeja entrar em um mestrado, por exemplo, é recomendado antes de qualquer coisa, trabalhar em um programa de iniciação científica. E, para isso, é importante a produção de conteúdo, como artigos, resumos, participação em congressos, feiras acadêmicas e semanas acadêmicas. Pois tudo isso facilita a fixação do conteúdo e garante um importante diferencial no ingresso no mercado de trabalho, fortalecendo o currículo.

Os alunos em iniciação científica também são de grande relevância para o professor, pois estabelece contato com novos questionamentos, que serão objetos de novos estudos, de novas pesquisas.

Todo aluno é um pouco pesquisador. Alguns são mais práticos, outros mais teóricos. E o papel do programa de iniciação científica é desenvolver diferentes formas de pesquisas e incentivar a busca por novos conhecimentos.

Play Video

Como funciona o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIFEOB?

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIFEOB é voltado para o exercício do pensamento científico, tecnológico e inovador nos estudantes de graduação do ensino superior, a partir da realização de projetos de pesquisa científica e tecnológica, que tem por incumbência o fomentando do pensamento autônomo e intelectual de seus alunos, inserindo-os à práticas de consolidação de uma carreira acadêmica, expandindo sua formação a um mestrado, doutorado ou uma carreira de especialização na área de pesquisa escolhida.

O objetivo do programa é desenvolver a prática científica, visando a inovação tecnológica e a consolidação do ensino por competências, que são apresentadas no projeto pedagógico do Centro Universitário. Por meio da produção acadêmica, os alunos são incentivados e estudam em um ambiente que cria condições para expandir a autonomia intelectual, espírito crítico e investigativo, e aluno e professor refletem juntos na atuação do profissional.

Confira também:

Atenção!

Os Anais dos Eventos encontram-se disponibilizados na página da pesquisa da Unifeob e no
Repositório da Biblioteca Institucional.