Perguntas Frequentes

Você pode entrar em contato conosco pelo atendimento virtual, no link http://unifeob.edu.br/contatos/virtual

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Certidão de Conclusão de Curso 2ª via: R$ 20,00

Declarações/Atestados: R$ 5,00

Diploma – Confecção em Papel Simples: isento de taxa

Diploma – Confecção Pele: R$ 59,90

Diploma – Confecção em Collor Plus: R$ 15,95

Histórico C/ Carga Horária (Currículo): R$ 15,00

Programas (Por folha): R$ 2,00

Registro de Diploma: isento de taxa

2ª Via do Registro de Diploma: R$50,00

Apostilamento: R$ 25,00

Observações:

1. A expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de utilização de papel especial, por opção do aluno;

2. Caso o aluno queira um diploma em papel especial, deverá procurar o Registro Acadêmico para solicitar sua confecção.

O aluno da UNIFEOB, além de serviços convencionais ligados ao cotidiano acadêmico, possui à disposição outros benefícios e serviços, tais como:

  • Seguro de vida do estudante;
  • Desconto especial em curso de Pós-Graduação -UNIFEOB;
  • Desconto especial em novo Curso de Graduação -UNIFEOB;
  • Convênios com clubes e empresas para estágio profissional;
  • Acesso a programas de bolsa de estudos como PROUNI, FIES, BOLSA Escola da Família e outros.

O aluno deverá solicitar junto ao Registro Acadêmico a transferência interna de curso. Caso haja disponibilidade de vaga, o pedido poderá ser atendido. O aluno poderá solicitar ainda, a convalidação das disciplinas cursadas.

A UNIFEOB poderá autorizar pedidos de transferência de estudos a requerimento do aluno interessado, desde que haja turma em atividade e oferta do mesmo curso em outro período, ou poderá autorizar a transferência de aluno para outra turma de estudos no mesmo período letivo.

 

O aluno que, por razões pessoais, não puder continuar seus estudos e tiver que interrompê-los por um certo período, pode se valer do chamado direito de TRANCAMENTO DE MATRÍCULA. Haverá assim uma interrupção temporária legal dos estudos, dando o direito também ao aluno de renovar sua matrícula, tão logo seja possível. No entanto, para que o aluno proceda ao pedido e alcance o atendimento, algumas regras deverão ser observadas:

  • O aluno deverá estar em dia com suas obrigações acadêmicas e financeiras com a Instituição:
  • O aluno deverá fazer matrícula (em todas as disciplinas da série);
  • O aluno deverá renovar sua matrícula a cada semestre, caso as disciplinas do curso a que esteja vinculado sejam oferecidas;
  • O trancamento não é válido para alunos ingressantes (aqueles que estejam cursando os dois primeiros semestres letivos).

Atenção: O trancamento não poderá exceder de quatro períodos letivos consecutivos. Caso isso ocorra, o aluno perderá o direito à vaga, devendo submeter-se a um novo processo seletivo de ingresso. O período de trancamento não será computado para efeito de contagem do tempo de integralização do curso. Uma outra situação merece ser destacada: O aluno, no momento da rematrícula, caso opte por retornar aos estudos, deverá sujeitar-se ao currículo em vigor, cumprindo as eventuais adaptações decorrentes de mudanças ocorridas durante o trancamento. As obrigações financeiras do aluno com a UNIFEOB serão interrompidas no mês subsequente ao pedido de trancamento e retomadas na rematrícula.

O aluno que já tiver cursado alguma disciplina em face de outro curso superior da qual tenha participado poderá pedir dispensa desta disciplina. Porém, para que isso ocorra, algumas regras devem ser observadas para concessão da dispensa, são elas:

O aluno deverá apresentar e comprovar por via de histórico escolar ou outro documento idôneo, comprovando já ter cursado tal disciplina em nível de ensino superior;

O conteúdo estudado na disciplina cursada deverá corresponder ao conteúdo que seria aplicado na disciplina a cursar.

O aluno deve entrar com o pedido de dispensa, logo após a sua matrícula ou rematrícula, protocolizando o pedido, antes de se iniciar o semestre letivo. Deve instruir o pedido com comprovações apontadas nos itens acima. Enquanto o pedido não obtém resposta, o aluno deve frequentar normalmente as aulas da referida disciplina que se pretenda a dispensa, pois pode ser que não haja compatibilidade para que o pedido seja atendido, evitando assim prejuízos acadêmicos no campo da freqüência.

Após o prazo determinado em portaria, será indeferida qualquer solicitação de dispensa de disciplina.

Terminado o prazo de solicitação, o aluno somente poderá solicitar no semestre seguinte. Não há retroatividade.

A UNIFEOB garante aos alunos o direito à revisão da nota de avaliação, caso entenda e acredite que a nota obtida não corresponda ao seu real desempenho. Neste caso, o aluno deverá procurar a Secretaria do seu Curso e protocolizar um pedido de revisão de nota dentro do prazo máximo improrrogável de 02 (dois) dias após a data divulgação da nota.

Idêntico prazo também tem o aluno para pedir vista de sua avaliação caso não a tenha recebido devidamente corrigida pelo professor.

O aluno deverá entrar contato com a secretaria do curso para obter a resposta ao seu requerimento que será comunicado por escrito.

Todo aluno da UNIFEOB tem direito a prova substitutiva, caso tenha perdido a data de realização de alguma avaliação. Porém, o aluno ficará sujeito aos critérios e prazos da Instituição para pleitear a realização de avaliação em caráter de substituição.

O aluno deve entrar em contato com a Secretaria do Curso e, imediatamente, requerer (em formulário próprio da UNIFEOB) a aplicação de uma nova avaliação.

O Prazo para que o aluno assim proceda é de até 72, setenta e duas horas, após a data da realização da avaliação a que o mesmo tenha faltado (Art. 1º da Portaria 003 de 04-04-2005 – Pró-reitoria Acadêmica).

O aluno somente pagará pela prova substitutiva, caso não tenha apresentado atestado médico.

Se a ausência não se deu por motivos de saúde, o aluno deverá procurar a Secretaria do Curso, fazer o requerimento e, a seguir, pagar junto a Tesouraria da UNIFEOB o valor da taxa de serviços correspondente à aplicação da prova substitutiva.

O aluno deve ficar atento e acompanhar o agendamento da prova substitutiva.

Dependência é reprovação na disciplina e adaptação se refere à disciplina não cursada, quando o aluno vem transferido de outra instituição. Alunos com dependência ou adaptação deverão cursá-las, preferencialmente, com a turma regular, ou seja, na série onde a disciplina está sendo oferecida. Excepcionalmente, o aluno poderá cursar quaisquer das duas modalidades em regime especial.

As Dependências são pagas; as Adaptações são isentas de pagamento.

Para mais informações procure a secretaria setorial do seu curso.