UNIFEOB traz Marcelo Rosenbaum para São João

O Ciclo UNIFEOB de Palestras abre 2014 com a presença do designer Marcelo Rosenbaum, que iniciou o Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck, na Rede Globo.

A UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos proporcionará aos alunos dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil uma palestra inesquecível com o designer Marcelo Rosenaum. O evento será na segunda-feira, dia 31, às 20h, no Theatro Municipal de São João.

O ilustre palestrante que iniciou projetos de designer, arquitetura e engenharia no Lar Doce Lar, quadro exibido pelo programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo falará sobre “Design Essencial”.

Marcelo Rosenbaum traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais por meio de projetos que inovam.

Materializado através do Projeto A Gente Transforma –AGT que usa o design para expor a alma brasileira, o Design Essencial tem como principal resultado a inovação do processo. Um processo que sistematicamente une talentos e potenciais locais com modernas técnicas de design e arquitetura.

Com a aplicação de novas tecnologias como a autoconstrução, a permacultura e a interdisciplinaridade, o ‘A Gente Transforma’ chega ao Brasil profundo em comunidades esquecidas e onde há uma aparente escassez e estimula seu potencial de desenvolvimento chegando a resultados que revelam saberes e muitas oportunidades.

Durante a palestra Marcelo também dará importantes exemplos de como a arquitetura, urbanismo, a engenharia e o designer podem promover mudanças sociais, como exemplo o projeto que ele criou em 2011 e transformou a vida de centenas de pessoas em uma comunidade carente no Piauí e em São Paulo.

Para o reitor João Otávio Bastos Junqueira, a oportunidade não poderia ser melhor, ampliar os horizontes dos alunos e mostrar como é possível modificar a sociedade tendo como alicerce a profissão escolhida.

“Temos muito orgulho em poder proporcionar essa ampliação da visão universitária para a atuação de diversos profissionais de renome nacional”, destaca João Otávio.

Além disso, a interdisciplinaridade do trabalho de Rosenbaum vem ao encontro do projeto pedagógico da UNIFEOB, como explica o pró-reitor acadêmico, José Roberto Almeida Junqueira. “A proposta da UNIFEOB é atuar na região onde estamos inseridos e promover nos nossos alunos as habilidades e competências necessárias para que eles sejam esse agente de mudança”, complementa.

A UNIFEOB aproveita para informar que devido a grande procura e interesse dos universitários esta palestra será restrita aos alunos da instituição e convidados.

MARCELO ROSENBAUM

Marcelo Rosenbaum é brasileiro, nascido em 1968, em Santo André, São Paulo. Designer atua a mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®, em São Paulo. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade. Esse ano, Marcelo completa a quinta temporada como criativo do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck (Rede Globo de Televisão) e ministra ciclos de palestras para diferentes mercados profissionais.

Em seu escritório de design e inovação, são capazes de gerar valor a partir de ideias originais. A síntese do pensamento de trabalho da Rosenbaum® é o conceito do MORAR ampliado além do projeto do espaço físico e da estética do objeto. O MORAR é interpretado sob seu recorte dos valores de CONEXÃO, IDENTIDADE CULTURAL, CULTURA POPULAR, MEMÓRIA E INCLUSÃO.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br