UNIFEOB recebe palestrante Internacional

UNIFEOB recebe palestrante Internacional

10452387_10206181683760521_3728934367746304105_n

Nesta sexta-feira, dia 6 de Fevereiro a UNIFEOB realiza uma palestra internacional para os alunos dos Cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Cursos Técnicos em Agropecuária.

O tema do evento será “Cooperação internacional”, ministrada pelo pesquisador James Drouillard de Kansas State University (KSU).

A palestra será realizada a partir das 20h no Theatro Municipal de São João e contará com tradução simultânea para os participantes.

Leia abaixo uma entrevista com o professor e coordenador do Curso de Agronomia, Diogo Fleury.

1) Qual o tema da palestra?
O tema será Cooperação internacional – O pesquisador falará sobre os trabalhos de seu grupo desenvolvidos em Manejo nutricional de bovinos, onde será apontada a participação de brasileiros bolsistas de programas daqui e da Kansas State University (KSU), onde o palestrante é professor.

2) Qual o currículo do palestrante?
O Professor Drouillard graduou-se em Zootecnia (Animal Science) e fez mestrado em Reprodução Animal (Animal Breeding) pela universidade da Flórida em 1985 e 1986, enquanto seu PhD foi concluído pela universidade de Nebraska em 1989. As atribuições do Professor Drouillard na K-state university são divididas em 20% para o ensino e 80% de seu tempo destinado a pesquisa, sendo que atualmente ele ocupa o cargo de coordenador do centro de pesquisas em gado de corte da universidade. Seus estudos concentram-se na produção de bovinos confinados, com enfoque em processamento de grãos, utilização de subprodutos e os efeitos em saúde animal, desempenho, qualidade de carcaça e composição da carne.

3) Qual a relevância desta palestra para nossos alunos?
O assunto discutido é de interesse principalmente para agrônomos e veterinários, que poderiam trabalhar na área, mas também para outros alunos de graduação, pois o Professor James falará sobre os trabalhos existentes em cooperação com alunos internacionais.

4) Como deverá ser o procedimento para a tradução simultânea?
Cada participante receberá um aparelho individual e para isso precisará deixar um documento que será devolvido no retorno do aparelho. Ou seja, os alunos precisam levar identidade ou CNH.

5) Qual a importância desse tema?
Por mostrar seus trabalhos e a cooperação internacional, acreditamos que será uma ótima oportunidade para nossos alunos verem casos reais de brasileiros e alunos de outros países que se aventuram no exterior a busca de conhecimento tão importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos com isso incentivar o estudo da língua inglesa, abrir os horizontes dos alunos para que esses já pensem em possibilidades de estudos no exterior, etc. Como eu havia mencionado em outro email, tanto o coodenador da agronomia, como a da veterinária, são representantes institucionais no Ciências Sem Fronteiras do CNPq. Ou seja, será uma boa oportunidade para divulgação desta bolsa e quem sabe no futuro muitos desses alunos poderiam vir a ser bolsistas.

6) Esse é o primeiro palestrante internacional no curso de Agronomia?
Sim, é a primeira vez que o curso de agronomia recebe um palestrante internacional. E isso mostra a importância que a UNIFEOB dá para a formação de seus alunos.

Assessoria de Imprensa: Thaís Araujo