UNIFEOB realiza o 3º Encontro Científico-Acadêmico

O 3º Encontro Científico-Acadêmico da UNIFEOB aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Campus Mantiqueira, e reuniu, aproximadamente, 1200 estudantes e 80 docentes, com mais de 450 trabalhos apresentados.

Foram dias intensos de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Integrados e Projetos de Pesquisa, finalizados ou em andamento, de estudantes de diversos cursos de graduação, com temas contemporâneos que vinculam teoria e prática, refletindo o projeto pedagógico institucional de desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais.

Na ocasião, estiveram presentes a Diretora Acadêmica Ana Flávia de Carvalho e o Pró-Reitor Acadêmico José Roberto Almeida Junqueira, além dos coordenadores dos cursos de graduação, dezenas de professores e convidados que participaram como avaliadores dos trabalhos e, em especial, representantes de importantes empresas de nossa região, como Regis Dotta, gerente-geral da Cooperbatata, e Igor Almeida, gerente de território da John Deere.

Para o Pró-Reitor Acadêmico José Roberto Almeida Junqueira, “a realização anual do encontro de produção científico-acadêmico alinha-se aos três eixos de formação da UNIFEOB (acadêmico, profissional e para a vida) e, em especial, valoriza a formação acadêmica, pois, os estudantes têm a oportunidade de aprender a dialogar em um ambiente de pesquisas diversas, enriquecendo as trocas e as experiências de cada participante. Valoriza-se o eixo de formação acadêmica, além de formações profissional e para a vida, garantindo a formação integral do estudante UNIFEOB permitindo a experiência das atividades científicas”.

Para a Diretora Acadêmica Ana Flávia de Carvalho: “A 3ª edição do Encontro Científico-Acadêmico reúne alunos dos diferentes cursos da UNIFEOB para apresentação dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e de Iniciação Científica. O Encontro valoriza o estudante e reforça a importância da formação científica, da pesquisa, durante o processo de formação na graduação. A formação técnica profissional é muito importante, porém, atividades de pesquisa vinculadas a formação profissional reforçam ainda mais o aprendizado e aplicação dos conhecimentos adquiridos. O ambiente acadêmico intercursos é extremamente importante para o compartilhamento das atividades desenvolvidas na Instituição e convergência de grupos com as mesmas linhas de pesquisa ou interesses comuns”.

A 3ª edição do evento consolida em nossa comunidade acadêmica a importância da pesquisa, das atividades e projetos interdisciplinares e integrados e é reconhecidamente um espaço de troca de ideias e experiências acadêmicas.