UNIFEOB realiza ações para o Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a UNIFEOB realizou ações de conscientização sobre o câncer de mama, participando da Campanha do Outubro Rosa.

As ações tiveram início no dia 07 de outubro, na Praça Cel. Joaquim José, em uma ação voltada ao atendimento à comunidade. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia promoveram atividades e orientações sobre prevenção e exames. E o curso de Medicina Veterinária realizou exames de mama em gatas e cachorras.

Os estudantes, orientados pelos professores e preceptores, realizaram diversas palestras em empresas e comércios, em parceria do Sindicato dos Comerciários, com o acompanhamento de Soraia Mello.

Os temas abordados foram: Ensinar como realizar o autoexame; Epidemiologia do Câncer de Mama; Como o câncer acontece; Sinais e alterações; Abordagens sobre tratamento; Prevenção e autoexame.

Entre os estabelecimentos que receberam a visita estão Big Bom Supermercados, Casa da Costura, Casa do Papel 1 e 2, Loja Evolução, Montreal, Magazine Luiza, CAP’s, IDR 1 e 2, Posto de Saúde da Família, na Vila Valentim e Centro Oncológico.

No Centro Oncológico, foi realizado um café da tarde com reunião de empoderamento feminino (maquiagem, unha, cabelo, bijuterias, como amarrar os lenços, música, sorvete e depoimentos de mulheres que superaram a doença). Esta ação teve como parceiros O Boticário, o Instituto do Radium e Santa Casa Carolina Malheiros.

Cerca de 500 pessoas foram sensibilizadas pelas ações do curso de Enfermagem.

A coordenadora do curso, Eliane Mendes, conta que as ações foram um verdadeiro sucesso, tanto para os estudantes, quanto para os participantes, que puderam dedicar um momento para a reflexão sobre a doença que afeta tantas mulheres em todo o mundo.