UNIFEOB patrocina MARIO SERGIO CORTELLA na Feira do Livro em Poços de Caldas

UNIFEOB patrocina MARIO SERGIO CORTELLA na Feira do Livro em Poços de Caldas

No Dia do Trabalho, Cortella apresentou a palestra Ética e Vergonha na Cara e lançou o livro homônimo

Neste 1º de maio, dia do trabalho, o Flipoços trouxe ao público o filósofo e professor Mario Sergio Cortella, conhecido em todo o país por sua atuação em prol da educação, por suas palestras sempre disputadas e por seu pensamento sobre ética.

A palestra foi um patrocínio da UNIFEOB ao evento que é de grande importância para o desenvolvimento da cultura e educação na região.

O ilustre palestrante apresentou a palestra Ética e Vergonha na Cara, de grande importância para a reflexão que o Dia do Trabalho propõe. As discussões sobre a redução da jornada de trabalho e de muitos outros direitos trabalhistas até hoje negligenciados são, antes de tudo, discussões éticas. Isso porque a ética é uma questão que permeia todas as relações de trabalho, fundamental para o sucesso das lutas contra a exploração do trabalhador e em nome da igualdade.

“A ética é a sua capacidade de decidir, escolher e julgar por si mesmo”, definiu Cortella. As decisões éticas, seriam, então aquelas que garantem a harmonia da sociedade e não prejudicam a liberdade e a dignidade das outras pessoas. Nesse sentido, o escritor alerta: “nem todo sucesso é honroso, nem toda vitória é decente, nem todo lucro é higiênico. Desse ponto de vista, é escolha. Escolha de quê? Daquilo que a gente faz que possa ornar ou não ornar”.

O professor falou também da importância de reconhecer as diferenças, sem, no entanto, confundi-las com as desigualdades, que devem ser combatidas. “A diferença é um dado biológico, cultural, econômico; a igualdade é um elemento ético”, explicou. Com sua fala instigante e bem articulada, Cortella cativou a plateia, que lotou o Teatro da Urca, e distribuiu muitos autógrafos após o fim da palestra, que encerrou as atividades do sexto dia de festival.

A UNIFEOB acredita na discussão e reflexão de importantes temas para o desenvolvimento da educação no país.

 

 Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br