UNIFEOB patrocina MARIO SERGIO CORTELLA na Feira do Livro em Poços de Caldas

No Dia do Trabalho, Cortella apresentou a palestra Ética e Vergonha na Cara e lançou o livro homônimo

Neste 1º de maio, dia do trabalho, o Flipoços trouxe ao público o filósofo e professor Mario Sergio Cortella, conhecido em todo o país por sua atuação em prol da educação, por suas palestras sempre disputadas e por seu pensamento sobre ética.

A palestra foi um patrocínio da UNIFEOB ao evento que é de grande importância para o desenvolvimento da cultura e educação na região.

O ilustre palestrante apresentou a palestra Ética e Vergonha na Cara, de grande importância para a reflexão que o Dia do Trabalho propõe. As discussões sobre a redução da jornada de trabalho e de muitos outros direitos trabalhistas até hoje negligenciados são, antes de tudo, discussões éticas. Isso porque a ética é uma questão que permeia todas as relações de trabalho, fundamental para o sucesso das lutas contra a exploração do trabalhador e em nome da igualdade.

“A ética é a sua capacidade de decidir, escolher e julgar por si mesmo”, definiu Cortella. As decisões éticas, seriam, então aquelas que garantem a harmonia da sociedade e não prejudicam a liberdade e a dignidade das outras pessoas. Nesse sentido, o escritor alerta: “nem todo sucesso é honroso, nem toda vitória é decente, nem todo lucro é higiênico. Desse ponto de vista, é escolha. Escolha de quê? Daquilo que a gente faz que possa ornar ou não ornar”.

O professor falou também da importância de reconhecer as diferenças, sem, no entanto, confundi-las com as desigualdades, que devem ser combatidas. “A diferença é um dado biológico, cultural, econômico; a igualdade é um elemento ético”, explicou. Com sua fala instigante e bem articulada, Cortella cativou a plateia, que lotou o Teatro da Urca, e distribuiu muitos autógrafos após o fim da palestra, que encerrou as atividades do sexto dia de festival.

A UNIFEOB acredita na discussão e reflexão de importantes temas para o desenvolvimento da educação no país.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br