UNIFEOB participa de Encontro do Pacto Universitário

Luciana Junqueira, Gerente do Conexão e Responsabilidade Social da UNIFEOB, participou do Encontro de Um Ano do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. O Encontro foi organizado pelo MEC – Ministério da Educação e aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro.

No final do mês de novembro, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos, ou simplesmente Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, completou um ano.

O Pacto é uma iniciativa muito importante no momento atual em que se observa nos cenários nacional e internacional o aumento de situações de intolerância, bullying, racismo, homofobia, sexismo e diversos outros tipos de violências. Neste contexto, em que precisamos conviver reconhecendo as diferenças e respeitando o outro, em uma sociedade pluralista, é fundamental a formação dos educandos com ênfase no respeito à diversidade.

O objetivo do Encontro é que as instituições que estão elaborando ou que já tenham elaborado seus planos de trabalho apresentem, de forma dinâmica e participativa, suas iniciativas em educação em direitos humanos e troquem experiências relativas aos cinco eixos do Pacto. Com isto, o Encontro proporciona o aprofundamento da temática de educação em direitos humanos no âmbito da educação superior, contribuindo para o aprimoramento das ações no âmbito do MEC e das IES – Instituições de Ensino Superior.

Luciana Junqueira apresentou as ações de Responsabilidade Social realizadas pela UNIFEOB, tendo em vista que a instituição recebeu pelo sétimo ano consecutivo o selo de Instituição Socialmente Responsável, certificado pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior).

Atualmente, mais de 320 IES já participam do Pacto. Destas, aproximadamente 60 estão em fase de formação do Comitê Gestor. Cerca de 80 IES estão na fase de elaboração do Plano de Trabalho. O Plano de Trabalho, por sua vez, já foi elaborado por quase 180 Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – MEC