UNIFEOB na VI Semana da Consciência Negra de Águas da Prata

Universitários do Curso de História ministraram palestra na Câmara para debater sobre o tema.

Os estudantes do Curso de História da UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos, Teicianne Miranda de Freitas e Alison Garcia, participaram no dia 13 de novembro da VI semana da Consciência Negra de 2014 organizada pela Câmara de Águas da Prata.
Na abertura, os alunos falaram sobre a história do negro no Brasil, sem esquecer a escravidão e o racismo. Segundo Teicianne, o preconceito racial é uma realidade ainda existente no país.
Alison Garcia, afirma que a luta pela igualdade de direitos entre os seres humanos, independe da cor da pele. “Nós somos agentes históricos e temos que interferir nesta questão do preconceito e da conscientização do outro, se fazemos um curso sobre ciências humanas, temos o dever de conscientizar a todos, sobre o respeito ao ser humano em geral, independente da cor”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Águas da Prata, Luiz Alberto Teixeira Ferreira, a data tem uma grande importância.
“A luta pela liberdade dos negros, jamais cessou, referenciamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural e a importância da semana é grande, para dizer não ao racismo, a discriminação e ao preconceito racial, espero que esta semana seja de muita festividade, alegria e que renove as energias para continuarmos a trajetória para conquistas de direitos e igualdades.”
Na solenidade também estiveram presentes componentes e autoridades em defesa da raça negra, como o presidente do PROTEA, Marcos Paulo, a diretora social, Áurea Goretti, entre outros.
Segundo os alunos da UNIFEOB, o convite os impulsionou a pesquisar e estudar sobre o assunto, fazendo com que pudessem se desenvolver na oratória e na desenvoltura de conhecimentos.
“Queremos lecionar na área, para termos a oportunidade de passar adiante, nossos aprendizados, acho que a mudança começa pela educação, e pretendo atingir a consciência dos alunos em geral, tanto adolescentes como universitários”, comenta Alison Garcia.

Thaís Araújo