UNIFEOB em Ação atende a população de Aguaí

Diversão para as crianças, entretenimento, serviço e informação para os adultos, com essa proposta a UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos proporcionou para a população de Aguaí um domingo com muita atividade.

O UNIFEOB em Ação esteve em Aguaí, no domingo, dia 27, o evento reuniu 15 cursos e mais de 200 alunos, ao lado da feira livre municipal. A experiência trouxe resultados positivos tanto para aqueles que visitaram o espaço, como também para os universitários.

De acordo com Luciana Junqueira, gestora do departamento de Marketing a essência do UNIFEOB em Ação é executada há muitos anos pela instituição, agora reformulada e com novo nome, a intenção continua sendo: “estar próximo da comunidade, atender com serviços e informação as cidades que enviam alunos, além de propiciar aos universitários o contato com a parte prática da futura profissão”, explica.

O pró-reitor administrativo Carlos M. Guisasola comenta que em atividades como esta, a instituição se prepara para apresentar à comunidade aquilo que produz. “Queremos mostrar para a população tudo o que é feito em termos de tecnologia e inovação dentro da UNIFEOB”, disse.

Na área acadêmica, o pró-reitor acadêmico José Roberto Almeida Junqueira trabalha com os coordenadores dos cursos a proposta pedagógica da instituição, que é colocar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Valorizamos muito esse contato com o público, sair da sala de aula para experimentar o mundo. Aqui eles estão respondendo às perguntas da comunidade, dando informações, reunindo conhecimento de diversas disciplinas para atender a comunidade e com isso, abrem espaço para a reflexão e aprendizado”, complementa Beto.

O reitor João Otávio Bastos Junqueira também esteve no evento e enalteceu todo o processo percorrido até o momento de atender a população. “Para chegarem no atendimento comunitário os universitários passaram por importantes aspectos pedagógicos. Organizaram, planejaram, trabalharam em equipe, solucionaram problemas, e desenvolveram uma postura para falar com o público, essas são competências trabalhadas pela UNIFEOB e muito valorizadas pelo mercado de trabalho”, explica.

Além do desenvolvimento acadêmico, o reitor João Otávio avalia e ressalta a necessidade da instituição em estar próxima à comunidade realizando esse tipo de atendimento, orientação e serviço.

COMUNIDADE

Para a comunidade a oportunidade de participar de eventos como esse sempre chega em boa hora. Como aconteceu com a dona de casa, Maura Fontes, que estava preparando o almoço, quando o marido voltou da feira contando que o evento estava sendo realizado. Ela conta que rapidamente deixou as panelas e aproveitou a ocasião para verificar a pressão e conferir o diabetes.

“Para mim foi muito bom estar aqui! Pude ver a saúde e ainda conhecer algumas coisas que nunca tinha visto antes”, disse ela ao visitar o estande do Curso de Medicina Veterinária.

Era ali que a aluna do 2º ano de Medicina Veterinária, Mikaella Ferreira Faria, explicava para a população detalhes da anatomia dos animais. E bem de pertinho, sua avó Iracema Faria, prestava atenção em tudo com muito orgulho da neta.

“O pai dela e eu viemos ver o trabalho dela, queremos participar e estar junto dela nessa fase da vida dela”, conta cheia de orgulho a avó, que também mora em Aguaí.

As amigas do 1º ano do Curso de Enfermagem, Eveline Sorg, Íris Dias e Cintia Alves participaram pela primeira vez de um evento voltado à comunidade e para elas, poder colaborar com a comunidade e ainda colocar em prática o que aprenderam, é muito significativo. “A gente está muito feliz por estar aqui!”, finaliza Eveline.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br