UNIFEOB em 1º lugar no ranking regional de excelência do ensino superior

A UNIFEOB – Centro Universitário Dr. Octávio Bastos (São João da Boa Vista-SP) está em 1º lugar no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC (Ministério da Educação).

O IGC leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.
Além do IGC, o órgão divulgou outros dois indicadores de qualidade, o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Referência de ensino no leste paulista, a UNIFEOB está em 1º lugar no raio de 150 km, em 6º Entre os Centros Universitários Privados de todo o Estado de São Paulo e em 22º lugar entre todos os Centros Universitários do Brasil.

A UNIFEOB teve um expressivo crescimento em seu desempenho no IGC, que a coloca em destaque entre as instituições de ensino de todo o país. O Centro Universitário entrou para o grupo de excelência com o conceito 4 no IGC MEC 2015, em uma escala com nota máxima 5.

Este resultado é ainda mais relevante quando comparado com o desempenho das demais instituições de ensino superior. Cerca de 15% tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação do IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Em 2015, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

De acordo com o Reitor do Centro Universitário, João Otávio Bastos Junqueira, a UNIFEOB está de forma contínua aumentando o IGC. “Este ano, obtivemos IGC igual a 3,0579, o que nos fez mudar de faixa, alcançando pela primeira vez a faixa 4, que nos coloca num seleto grupo dentre as IES nacionais”, comemora.