UNIFEOB e Sebrae-SP lotam Theatro Municipal

No lançamento do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação (NDI), as instituições realizaram uma palestra sobre Empreendedorismo e Inovação para anunciar mais uma parceria de sucesso.

Na noite de terça-feira, dia 6, a UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos e o Sebrae-SP oficializaram a ampliação da parceria entre as instituição e realizaram a palestra: “Empreendedorismo e Inovação”.

A palestra foi ministrada por Renato Fonseca de Andrade, gerente da Unidade de Desenvolvimento e Inovação do Sebrae-SP e autor do livro: Conexões Empreendedoras.

Uma presença marcante na abertura do evento foi do gerente de Recursos Humanos da Unilever, Leonardo Teixeira Ferraz, responsável pelo recrutamento de novos funcionários da empresa que está se instalando na cidade vizinha de Aguaí.

Em sua fala ele comentou que a UNIFEOB foi escolhida pela Unilever para firmar parceria no programa UNILEVERsitário, que visa a colaboração na formação acadêmica através da oferta de material pedagógico especialmente projetado para os cursos, permitindo que conheçam a dinâmica do trabalho em uma empresa de escala global.

Antes do início da palestra o gerente do Sebrae – Escritório Regional de São João da Boa Vista, Carlos Eduardo Brandino, enalteceu a importância da parceria com a UNIFEOB e lançou o Desafio Universitário Empreendedor incentivando a participação dos alunos na competição.

O pró-reitor acadêmico José Roberto Almeida Junqueira fez parte da assinatura do convênio com o Sebrae e participou do lançamento do NDI – Núcleo de Desenvolvimento e Inovação. “O NDI também concentra suas ações em estimular e incentivar a capacidade para inovação, com ferramentas para desenvolvimento da formação empreendedora, no modelo pedagógico de Formação por Competências”.

O reitor da UNIFEOB João Otávio Bastos Junqueira falou sobre a importância da atitude empreendedora e explicou a todos os presentes as atribuições desse núcleo que irá gerenciar as ações dessa nova parceria com o Sebrae.

“O Núcleo foi estruturado com o propósito de proporcionar aos nossos universitários novas ferramentas para o desenvolvimento da educação empreendedora no ensino superior. Entre diversas atuações, o NDI tem como foco a gestão de carreiras dos alunos de forma a maximizar seu potencial e também estimular jovens talentos a aplicar seu conhecimento empreendendo ou agregando valores às organizações, negócios e sociedade. Assim estamos cumprindo com nossa missão e contribuindo para o desenvolvimento regional” explica João Otávio.

Para desenvolver essas atividades, o Núcleo de Desenvolvimento e Inovação atua nas seguintes frentes: Programa Conexão – facilitador do relacionamento entre empresas e alunos; Centro de Empreendedorismo – para disseminar a Cultura Empreendedora por meio de eventos, capacitação de docentes, implantação de novas ferramentas de ensino, e publicações; Centro de Tecnologia e Informação – para o desenvolvimento de novas tecnologias e monitoramento de tendências positivas na sociedade.

Após a assinatura da parceria e uma breve fala dos presentes, teve início palestra de Renato Fonseca de Andrade. A explanação do gerente da Unidade de Desenvolvimento e Inovação do Sebrae-SP, atraiu muito a atenção dos alunos dos cursos da Escola de Negócios e do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIFEOB.

O palestrante inovou e durante todo o evento os alunos foram incentivados a utilizarem as mídias sociais para interagir com o conteúdo. Ao final, os alunos fizeram dezenas de perguntas tanto presenciais, como também pelas mídias sociais.

Além de ser gerente da Unidade Desenvolvimento e Inovação do Sebrae, Renato é autor do livro Conexões Empreendedoras, co-autor do livro Educação Empreendedora e co-autor do livro Empreendedorismo Inovador.

Renato também é professor em cursos de pós-graduação nas áreas de empreendedorismo, gestão do conhecimento, gestão da inovação, marketing, redes sociais e estratégia. Possui especializações em: redes sociais, empreendedorismo, empregabilidade, estratégia, incubadoras de empresas, startups, inovação e marketing.

Para mais informações os interessados podem acessar o Portal da UNIFEOB – www.unifeob.edu.br, ou se inscrever no perfil do NDI nas redes sociais para acompanhar as ações, novidades e programação.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br