SIBA reúne palestrantes, produtores e universitários

SIBA reúne palestrantes, produtores e universitários

O 2º SIBA – Simpósio de Tecnologia de Produção na Bataticultura, organizado pelo Curso de Engenharia Agronômica, o GESP (Grupo de Estudos em Sistemas de Produção) e o departamento de pós-graduação e extensão da UNIFEOB, foi realizado nos dias 20 e 21 de maio tendo como tema central a “Batata-semente”.

Essa é a segunda edição do evento, que tem apresentado grande participação do público interno e externo. Um dos fatores influenciadores a ser destacado é que 88% do plantio de inverno no estado de São Paulo e 60% no Brasil estão na região de São João da Boa Vista. Assim, os universitários da UNIFEOB e os produtores rurais necessitam de aprimoramento constante para trabalhar na bataticultura.

Porém, não somente a região esteve envolvida no simpósio. De acordo com os organizadores, participantes de várias regiões produtoras de batata do país se inscreveram para participar do evento.

Entre os palestrantes, estiveram grandes nomes ligados ao setor produtivo da batata, visando fazer a extensão do conhecimento e atender o público formado por produtores, profissionais da área e estudantes da UNIFEOB e das demais instituições.

O Reitor João Otávio Bastos Junqueira esteve na abertura do evento e lembrou a importância de atividades extra-sala de aula para a formação dos futuros profissionais.

“Trazer para os alunos o conhecimento externo, diversos palestrantes renomados e proporcionar a experiência da organização do simpósio é uma baita ferramenta de aprendizagem, conhecer outras pessoas, trocar experiências, todo esse networking complementa a formação do profissional”, comenta o Reitor.

A estudante de Engenharia Agronômica, Larissa Fernandes, disse que todo o processo de organização e as palestras trouxeram-lhe maior segurança para atuar após formada.

“Me sinto muito mais confiante para sair para o mercado de trabalho, esse contato com os palestrantes, essa coragem de dar a cara a tapa, conseguir patrocínio, lidar com dificuldades, me deixou bem mais confiante para me lançar do mercado de trabalho”, comemora uma das organizadoras do evento.