UNIFEOB se prepara para a segunda fase da 1ª Olimpíada de Matemática

A UNIFEOB lançou a 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de Ensino Médio de São João da Boa Vista. Foram inscritos 544 alunos na primeira fase e apenas 115 avançaram para a segunda fase.

A Olimpíada foi desenvolvida pelo curso de Matemática e coordenada pelos professores Leandro Sangalli, Odair José dos Santos e Marco Antonio Roqueto.

O objetivo da competição é estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas estaduais e municipais da cidade, além de colaborar na melhoria da qualidade do ensino da matéria. Com a Olimpíada é possível trazer aos professores das escolas outras abordagens no ensino, como a aplicação da Matemática no cotidiano dos alunos e é uma prática docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFEOB.

No total 10 escolas participaram da Olimpíada, que foram Dr. Teófilo de Andrade, Anésia Martins Mattos, Virgílio Marcondes de Castro, Padre Josué Silveira Mattos, Monsenhor Antônio David e Francisco Dias Paschoal.

Os alunos foram separados em níveis: no nível 1 concorreram os alunos matriculados nos 1º e 2º anos do ensino médio; no nível 2 os alunos dos 3º anos. Os três primeiros colocados de cada nível recebem troféus, medalhas e certificados de honra ao mérito. Seus professores e escolas também ganham estes mesmos prêmios. A cerimônia será realizada em novembro, no campus I da UNIFEOB.

A prova da primeira fase abordou diversos temas matemáticos como funções, probabilidade e geometria. A prova exigia um bom nível de raciocínio lógico do aluno.

Os alunos classificados para a segunda fase terão três encontros para treinamentos e para solucionar dúvidas ministradas pelos professores e alunos do curso de Matemática da UNIFEOB. Estas sessões serão divididas em grupos abrangendo os dois níveis. A prova da segunda fase está marcada para o dia 22 de outubro no Campus II.