Secretário da Agricultura do Estado abre Semana de Engenharia Agronômica da UNIFEOB

A Semana de Engenharia Agronômica da UNIFEOB teve início na noite do dia 9 de outubro, com a presença da maior autoridade do setor no Estado de São Paulo.

Arnaldo Jardim, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ministrou a palestra de abertura do evento na presença de mais de 400 estudantes.

Antes, Arnaldo Jardim visitou as dependências do campus do Centro Universitário e conheceu um pouco mais do trabalho e do método de ensino do curso de Engenharia Agronômica.

O secretário falou do momento importante pelo qual passa a agricultura e ressaltou o papel da UNIFEOB na formação de profissionais. “Nesse momento em que o Brasil está pensando em retomar o crescimento, o setor do agronegócio faz toda a diferença. E nesse cenário temos um desafio que é manter permanentemente a inovação, que leva ao aumento da produtividade. E a inovação, antes de tudo, é a capacidade das pessoas, dos bons profissionais de fazerem a diferença. E a UNIFEOB vem prestando um serviço muito importante na formação dos agrônomos e dos profissionais que atuam neste segmento. É nota 5 no MEC, tem um curso de excelência”, disse Jardim.

Diversos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cidades da região também estiveram presentes. Entre eles, Ricardo Ribeiro Florido, prefeito de São Sebastião da Grama, cidade cuja economia é praticamente sustentada pela agricultura.

Sobre a importância da formação de profissionais para o setor, Ricardo é enfático. “Nós estamos vivendo um boom no agronegócio. E quanto mais a gente consiga capacitar quem vai lidar com esse assunto, melhor sairá o plantio, a rentabilidade”, acredita.

O prefeito lembra que São Sebastião da Grama é quase que 100% agrícola e reforça a importância das parcerias. “Um curso como esse da UNIFEOB e a parceria com o Secretário da Agricultura levam todos adiante”, diz.

Para o Reitor do Centro Universitário, João Otávio Bastos Junqueira, o destaque do curso de Engenharia Agronômica não veio por acaso. “É uma conquista que nós planejamos. Ela veio antes do que imaginámos, porque foi feita com muito profissionalismo, com muita dedicação, com muita estratégia e, principalmente, com muita gente boa, professores, estudantes”, reforça.

O Reitor explica que se trata de um plano estratégico que uniu a estrutura diferenciada que a UNIFEOB já possuía com a necessidade do país de ser cada vez mais agrícola, produtor de alimento para o mundo que não para de crescer. “A fome aumentou no mundo e nós precisamos cada vez mais formar profissionais. E a visita do Secretário é uma prova do quanto relevante se tornou o agronegócio da nossa região. A pretensão da UNIFEOB é grande, queremos estar inseridos no agronegócio do Brasil”, aponta.

João Otávio ainda ressaltou a possibilidade de o Centro Universitário firmar parcerias com os municípios da região. “O fato de sermos uma instituição comunitária nos proporciona a possibilidade de fazermos parcerias público/privadas sem onerarmos o Estado, sem onerarmos o munícipe. É um modelo de parceria que vem a somar e complementar aquilo que os prefeitos têm dificuldade por questões de operação e burocráticas. Nós nos colocamos como uma alternativa para aumentar a prestação de serviços ao cidadão”.