RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A UNIFEOB em toda a sua história sempre se preocupou com o desenvolvimento regional e com o aprimoramento e a inclusão.

Atualmente, a instituição realiza projetos e campanhas que visam integrar o conhecimento produzido na UNIFEOB com as necessidades de entidades ou da comunidade.

O mais recente projeto é realizado no Lar Nossa Senhora de Lourdes, em Águas da Prata. Este é um projeto pioneiro, que está focado em transferir o conhecimento dos universitários e contribuir para o desenvolvimento de uma entidade de interesse público, além do que agrega aos participantes inúmeras competências e habilidades.

Para auxiliar neste projeto o Centro Universitário elencou sete cursos: Ciências Contábeis, Arquitetura, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Enfermagem, Agronomia e Direito.

Os alunos de cada curso, coordenados pelos professores nomeados realizam o levantamento das necessidades, propõe e desenvolvem ações concretas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

O Curso de Medicina Veterinária, por exemplo, está desenvolvendo um projeto de Terapia Assistida por Animais.

Já os alunos de Arquitetura estão redesenhando a planta do Lar para adequar as medidas existentes e assim entregar uma planta atualizada.

Os alunos de Ciências Contábeis conseguiram a doação de três computadores para instalação de um sistema de gestão completo e desenvolvido especificamente para instituições de longa permanência.

Os universitários do Direito estão analisando toda a documentação do Lar e suas questões legais, como por exemplo, a curatela – que seria a responsabilidade da entidade junto aos idosos que não possuem família.

Agronomia está trabalhando em uma horta que será para uso dos idosos e também para que estes tenham uma atividade, melhorando assim, a qualidade do tempo ocioso.

Fisioterapia e Enfermagem realizam aferições e preenchem protocolos e avaliações realizados nos idosos quanto a risco de queda e outras informações importantes para a área da saúde.

Na sexta-feira, dia 19, um grande evento foi realizado para comemorar o Dia do Idoso e também o Dia da Responsabilidade Social!

OUTROS PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

VETERINÁRIA SOLIDÁRIA – Os alunos e professores da faculdade de Medicina veterinária da UNIFEOB realizam campanhas de castração de pequenos animais e vacinação contra raiva em cidades que fazem parceria com Instituição.

PROJETO PANGARÉ – Projeto que auxilia pessoas que trabalham como carroceiros na cidade de São João da Boa Vista onde os animais são cadastrados pela Associação Protetora dos animais (ASPA), e são atendidos pelo Hospital Veterinário de UNIFEOB

UNIFEOB EM AÇÃO – Projeto que leva serviços oferecidos pelos cursos para comunidades carentes nas cidades da região. Na oportunidade são oferecidos atendimentos nas áreas de atuação dos nossos cursos.

EQUOTERAPIA – O projeto da Equoterapia da UNIFEOB é referência em toda a região. É um método terapêutico que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas da educação, saúde e equitação, para pessoas com deficiência, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros. Os alunos de todos os cursos podem fazer estágio nesse projeto, sendo que muitos alunos de Fisioterapia, Pedagogia, Medicina Veterinária se interessam pelo projeto.

A Equoterapia da UNIFEOB foi premiada pela (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) durante a realização do Dia da Responsabilidade Social 2011. Hoje além do polo de São João da Boa Vista, a UNIFEOB, a UNIFEOB colabora com a qualificação e acompanhamento dos centros de vargem Grande do Sul, Estiva Gerbi e Caconde.

FACULDADE DA 3ª IDADE – A UNIFEOB mantém um projeto para atender aos idosos que procuram por um espaço para adquirir conhecimentos e ainda encontrar com os amigos na sala de aula. Com atividades focadas nas necessidades desse público os alunos de diferentes cursos contribuem com as aulas realizando palestras e trabalhos na Faculdade da 3a Idade.

LAR SÃO VICENTE DE PAULO – Os alunos do curso de Fisioterapia desenvolvem um projeto no Lar São Vicente de Paulo. Há anos, os universitários realizam parte do estágio do curso atendendo e prestando assistência aos idosos que moram no lar. Um projeto que foi premiado pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) durante a realização do Dia da Responsabilidade Social 2012.

PROJETO LAURA – O projeto Laura trabalha com a inclusão de pessoas com necessidades especiais, oferecendo aulas em Braille. Os alunos de diversos cursos, principalmente as licenciaturas que formam futuros professores, participam do projeto. Além disso, a biblioteca da UNIFEOB dispõe de diversos livros em Braille que podem ser utilizados pela comunidade.

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO INFANTIL – Este projeto atende a professores da rede municipal de São João e região, onde é oferecida a capacitação de cinco profissionais de cada cidade com uma pós graduação no Ensino Infantil. Nesta turma foram atendidos 105 professores de 21 cidades da região: Aguaí, Andradas, Águas da Prata, Botelhos, Caconde, Caldas, Casa Branca, Divinolândia, Espirito Santo do Pinhal, Guaxupé, Itobi, Mococa, Poços de Caldas, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

PROJETO FORMATURAS – Entendendo a luta de dos alunos para cursarem uma faculdade a UNIFEOB percebeu uma baixa adesão às festas de formatura e de colação. Pensando instituiu-se uma formatura oficial realizada no Theatro municipal onde todos os alunos participam sem custo nenhum podendo guardar este momento tão vitorioso que a UNIFEOB faz questão de participar.

Thaís Araújo 

Assessoria de Imprensa