Reitor João Otávio visita o Vale do Silício

Durante a semana, João Otávio Bastos Junqueira, Reitor da UNIFEOB, esteve no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. A região é famosa mundialmente por abrigar uma das maiores aglomerações de empresas de tecnologia, com caráter empreendedor e que se utiliza de modelos acessíveis de financiamento, os Startups.

No Vale do Silício nasceram muitas das maiores empresas do mundo, como a Aplle, Facebook, Google, Yahoo!, Intel, Microsoft, Adobe, entre muitas outras.

Em visita à Singularity University, universidade que une em parceria Google e Nasa em prol da inovação, João Otávio teve a oportunidade de discutir e conhecer o processo de trabalho e criação. “Nós estamos tentando adivinhar o futuro com as nossas experiências passadas. Existe metodologia para isso, e por isso o Vale do Silício é o berço da inovação”.

Tório Barbosa,  CEO da Educa Worldwide, afirma que o modelo de inovação é diferente. “Fazer inovação é mais trabalhoso do que difícil. É mais suor do que teoria e conceito, inclusive mais do que dinheiro”.

O Reitor João Otávio também visitou a 42 University, que vivencia uma proposta de ensino sem professores, sem salas de aula, baseada em projetos, em que os estudantes aprendem entre si, compartilhando informação e conhecimento. Há um grande incentivo da instituição para que os universitários sejam independentes e as empresas que os contratam também são entusiastas desse projeto, dando preferência a esses profissionais e relatando que eles são muito proativos e empenhados em solucionar os problemas.

Modelos pedagógicos modernos podem nos inspirar a ter novas ideias e sistemas de ensino que valorizem o estudante e que o preparem cada vez melhor para o mercado de trabalho, pois a função da educação também é inovar.