Reitor da UNIFEOB participa de evento internacional sobre Educação

JOÃO OTÁVIO teve participação no III Encontro Internacional de Reitores Universia. Evento contou com a presença de reitores de mais de 23 países.

Representando a UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos e também a ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) o reitor João Otávio Bastos Junqueira esteve no III Encontro Internacional de Reitores Universia, que aconteceu no Rio de Janeiro, de 28 a 29 de julho.

O tema do evento foi “A Universidade do Século XXI: Uma reflexão da Ibero-américa”. Universia é a rede de universidades mais importante do mundo e agrupa 1.262 universidades de 23 países, representando um total de 16,2 milhões de alunos e professores.

A ABRUC realizou o lançamento de um guia e apresentou trabalhos. Um dos temas amplamente discutidos foi o papel da universidade para o desenvolvimento das novas gerações, os ativos digitais.

É consenso entre os educadores que a tecnologia, os aplicativos e a interatividade mudaram a forma com que os jovens se relacionam com os conteúdos, informações e a forma como se desenvolve o aprendizado.

Segundo João Otávio, o novo Projeto Pedagógico da UNIFEOB, chamado de ensino por competência, abrange todas as necessidades e as demandas dessa nova geração. “Um ensino que sai da decoreba e teoria para um aprendizado que passa a ter significado”, complementa o reitor apontando que o Centro Universitário segue a tendência internacional de ensino.

João Otávio também pode falar aos participantes sobre a importância do Plano Nacional de Educação e da necessidade de investimentos em todas as etapas da educação. “Não adianta investirmos apenas no topo da cadeia, que é o Ensino Superior. É preciso ter ações em prol da remuneração e capacitação dos professores da educação como um todo”, destaca.

O reitor da UNIFEOB sempre está à frente dos órgãos representativos da Educação, nos quais representa a cidade e a instituição compondo a diretoria, como na ABRUC e no Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP.

Em 2005, João Otávio esteve presente no I Encontro Internacional de Reitores, que foi realizado em Sevilha, com a presença 500 reitores.