Reitor da UNIFEOB participa de evento internacional sobre Educação

Reitor da UNIFEOB participa de evento internacional sobre Educação

JOÃO OTÁVIO teve participação no III Encontro Internacional de Reitores Universia. Evento contou com a presença de reitores de mais de 23 países.

Representando a UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos e também a ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) o reitor João Otávio Bastos Junqueira esteve no III Encontro Internacional de Reitores Universia, que aconteceu no Rio de Janeiro, de 28 a 29 de julho.

O tema do evento foi “A Universidade do Século XXI: Uma reflexão da Ibero-américa”. Universia é a rede de universidades mais importante do mundo e agrupa 1.262 universidades de 23 países, representando um total de 16,2 milhões de alunos e professores.

A ABRUC realizou o lançamento de um guia e apresentou trabalhos. Um dos temas amplamente discutidos foi o papel da universidade para o desenvolvimento das novas gerações, os ativos digitais.

É consenso entre os educadores que a tecnologia, os aplicativos e a interatividade mudaram a forma com que os jovens se relacionam com os conteúdos, informações e a forma como se desenvolve o aprendizado.

Segundo João Otávio, o novo Projeto Pedagógico da UNIFEOB, chamado de ensino por competência, abrange todas as necessidades e as demandas dessa nova geração. “Um ensino que sai da decoreba e teoria para um aprendizado que passa a ter significado”, complementa o reitor apontando que o Centro Universitário segue a tendência internacional de ensino.

João Otávio também pode falar aos participantes sobre a importância do Plano Nacional de Educação e da necessidade de investimentos em todas as etapas da educação. “Não adianta investirmos apenas no topo da cadeia, que é o Ensino Superior. É preciso ter ações em prol da remuneração e capacitação dos professores da educação como um todo”, destaca.

O reitor da UNIFEOB sempre está à frente dos órgãos representativos da Educação, nos quais representa a cidade e a instituição compondo a diretoria, como na ABRUC e no Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP.

Em 2005, João Otávio esteve presente no I Encontro Internacional de Reitores, que foi realizado em Sevilha, com a presença 500 reitores.