Reitor da UNIFEOB é empossado como presidente da ABRUC

Reitor da UNIFEOB é empossado como presidente da ABRUC

No último dia 7 de dezembro, o Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, foi empossado como novo presidente da ABRUC (Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior).

A posse de João Otávio e de todos os membros da nova Diretoria da Associação ocorreu na sede da instituição, em Brasília.

O Reitor da UNIFEOB relembrou a trajetória da ABRUC desde a sua fundação e a proposta pelo qual foi criada. “A história da ABRUC se mistura muito com a história da Educação no Brasil. Ela foi criada oficialmente em 1995, mas começou a ser gestada em 1991, e suas entidades mantenedoras, em muitos casos, já são seculares. Ela nasce de um sonho coletivo. O nosso DNA de instituição comunitária é muito nobre, cujo o propósito faz muito sentido”, declarou.

João Otávio destacou a importância do fortalecimento desse setor comunitário, muito comprometido com a sociedade e que não a onera. “Nós não recebemos subvenção e subsídio de ninguém, nós não temos nenhum tipo de ônus para o Estado. Embora, tenhamos esse caráter comunitário, nós somos de direito privado e todos os riscos são por nossa conta. Se alguma instituição dessas tiver algum problema, Estado e municípios não arcam com nada. E isso é algo que vale a pena ressaltar, pois só tem no Brasil esse setor comunitário tão forte estruturado com mais de 1 milhão de alunos vinculados à ABRUC”.

E, para a UNIFEOB, o Reitor também prevê um retorno bastante positivo. “A visibilidade que dá a UNIFEOB é muito importante. Nós temos recebido gente do Brasil inteiro para conhecer nosso Projeto Pedagógico e com minha posse vai aumentar nossa visibilidade, participação e nosso poder de influência de fazer muitas coisas pelo Brasil afora”.

A nova diretoria foi empossada na presença do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES/MEC, Henrique Sartori e da Diretora de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP, Mariângela Abrão.

A ELEIÇÃO

A eleição da nova diretoria da ABRUC ocorreu no dia 12 de setembro, em Brasília, em assembleia da Associação, ocasião em que o Reitor da UNIFEOB foi eleito o novo presidente da instituição.

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, fundada em 26 de julho de 1995, reúne 68 Instituições Comunitárias de Ensino Superior – ICES, que apresentam conceitos de 3 a 5 no IGC, encontrando-se bem colocadas e bem avaliadas pelos instrumentos aplicados pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Tratam-se de instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão, com notória excelência em suas atividades. A este cenário soma-se sua forte vocação social, com expressiva presença na área de saúde por profissionais altamente qualificados.