PROJETO SOS PANGARÉ COMPLETA 8 ANOS

Há oito anos o Curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB é parceira da USPA (União Sanjoanense de Proteção Animal) e do Centro de Controle de Zoonoses no Projeto SOS Pangaré.

A última edição da atividade foi realizada no dia 15/05/2015, quando oito cavalos foram beneficiados no projeto que visa melhorar a vida dos animais que trabalham em carroças.

Desde o seu início em 2008, já são 42 cavalos atendidos neste projeto, os quais recebem vacinas, cuidados veterinários. Aos donos, os alunos do Curso de Medicina Veterinária  oferecem valiosas orientações  sobre manejo e cuidado.

“Com esse trabalho foi possível implantar a noção de que os animais não são máquinas a serem exploradas, mas seres com necessidades próprias, sujeitos a dores, cansaço, fome, sede, medo, que trabalham ajudando as pessoas a ganharem o sustento e em troca merecem cuidados, respeito e gratidão”, destaca a presidente da USPA, Vera Von Gossler.

Vera destaca ainda que um dos pontos trabalhos  o projeto e que são possíveis de serem aferidos é que até mesmo os cavalos já velhos, sem condições de trabalhar, não foram descartados pelos donos. “Os animais idosos continuam recebendo os cuidados de seus donos. É o caso de Boyzinho e Neguinho, respectivamente os companheiros de dona Maria Arribertes e de Seu Osmar Vallim, que participam do projeto desde o início, e agora desfrutam uma merecida aposentadoria!”, comenta.

A USPA, que coordena o projeto frisa a importância da parceria entre o Curso de Medicina Veterinária, do Hospital Veterinário e dos muitos alunos e professores que por estes oito anos contribuem voluntariamente para a manutenção do projeto SOS Pangaré.