PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Cerca de 150 professores da UNIFEOB – Centro Universitário Octávio Bastos estão participando do “Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores Universitários” oferecido pela instituição.

A atividade foi desenvolvida pela pró-reitoria acadêmica sob a coordenação e supervisão do pró-reitor José Roberto Almeida Junqueira e da diretora de ensino presencial, Patrícia Furlaneto.

O programa é composto de aulas presenciais e à distância, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do professor da UNIFEOB dentro do novo projeto pedagógico da instituição, que é a formação por competências.

Na avaliação do pró-reitor José Roberto Almeida Junqueira foi extremamente positiva a adesão e participação dos professores tanto nas atividades presenciais, como também, na proposta on-line.

Segundo a diretora de Ensino Presencial, Patrícia Furlanetto, o programa também tem como proposta a integração dos docentes de diferentes cursos e formações, os quais foram organizados em grupos para que possam trabalhar e desenvolver projetos juntos, trocando experiências e conhecimento.

“Dentro do programa de desenvolvimento os professores puderam discutir a importância de novas estratégias de aula, tendo em vista, o novo perfil do aluno da geração Y e Z”, explica Patrícia.

A diretora complementa e explica que dentro das salas de aula, entre os desafios dos professores, estão às características do perfil do novo público. “Entre as questões levantadas refletimos sobre como prender a atenção do aluno, uma vez que, a forma como as outras gerações aprenderam não é mais produtiva na atualidade”.

O programa também contempla um módulo de aulas à distância, assim, os professores terão oportunidade de experimentar e vivenciar a experiência desta nova ferramenta. As atividades on-line têm continuidade até o final do mês de março.

O Programa de Desenvolvimento também inclui um grande trabalho realizado pela professora Dra. Cláudia Coelho Hardagh, que é historiadora, Socióloga e Pedagoga, Professora, Doutora em Educação pela PUCSP, Pesquisadora e Coordenadora de Linha de Pesquisa: Tecnologia Aplicada a Educação – Capes.  E pelo professor MSc. Paulo Jorge de Oliveira Carvalho, que é psicanalista, Professor, Mestre em Educação pela PUCSP, Pesquisador de Linha do GEPICH – Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História – Capes. Ambos avaliadores ad hoc do INEP/MEC – institucional e cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.

Os professores participaram de uma oficina sobre observação e desenvolvimento de competências atitudinais, essenciais ao professor contemporâneo.

A última atividade presencial foi um simpósio, em que os professores apresentaram painéis co os projetos desenvolvidos por eles durante o programa, além de comunicações e uma dramatização.

“Certamente a UNIFEOB dará continuidade ao programa devido ao excelente resultado e tendo em vista a necessidade de aprimoramento pedagógico dos docentes exigido devido ao ritmo acelerado das mudanças”, explica José Roberto.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br