PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO DA UNIFEOB COMEMORAM A AQUISIÇÃO DA REVISTA DOS TRIBUNAIS ONLINE

PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO DA UNIFEOB COMEMORAM A AQUISIÇÃO DA REVISTA DOS TRIBUNAIS ONLINE

A UNIFEOB, procurando sempre investir em conhecimento e ferramentas para o diferencial no aprendizado de seus alunos, acabou de adquirir a RT Online. A Revista dos Tribunais disponibilizada na internet, mediante acesso aos sistemas internos da UNIFEOB, permite que tanto alunos, como professores tenham contato com um conteúdo seguro e extremamente atual, com temas sendo tratados pelos Tribunais Superiores e Estaduais, assim como por respeitáveis doutrinadores.

O acesso aos alunos está liberado desde o dia 09 de maio. Para acessá-lo, basta entrar no site da UNIFEOB (www.unifeob.edu.br), clicar em acesso a sistemas, inserir login e senha, link RT ONLINE.

Na opinião do Coordenador do Curso de Direito da UNIFEOB, Prof. Cyro Sanseverino, “ao adquirir a RT Online, o Centro Universitário demonstra, com efetiva e eficaz ação, querer investir em novas tecnologias de informação e comunicação como grandes auxiliares do ensino, apontando a direção em busca da manutenção de uma educação superior em que o aluno seja, realmente, sujeito ativo da aprendizagem. O acesso ao maior periódico especializado do país também é remoto, de tal modo que o discente pode, em sua residência ou onde tenha acesso à internet, realizar pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias sobre os mais diversos temas tratados em sala de aula. A excelente ferramenta, usada por aquelas que são tradicionalmente consideradas as melhores Faculdades de Direito do país, assim como pelos maiores escritórios de advocacia e por inúmeros órgãos públicos, agora está à disposição de nossos professores e alunos. E esperamos que ela seja utilizada para dinamizar ainda mais o ensino, facilitar a aprendizagem e auxiliar na busca incessante do conhecimento e do raciocínio lógico-jurídico por todo o corpo acadêmico do Curso. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, nos ajudaram nesta conquista, especialmente a Reitoria, na pessoa do Prof. João Otávio Bastos Junqueira e das Pró-Reitorias Acadêmica e Administrativa, Prof. José Roberto Almeida Junqueira e Carlos M. Guisasola, respectivamente, e ao pessoal do setor de TIC, na pessoa do Agnaldo Izidoro e do Bruno Lara.”

Veja a opinião de alguns dos professores do Curso de Direito sobre a RT Online:

Prof. Odenir Donizete Martelo – “A RT Online constitui um instrumento de significado relevante que a UNIFEOB coloca à disposição de seus alunos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, já que o uso da tecnologia neste processo não pode mais ser ignorado. O acesso rápido ao acervo Online, seguro e atual, possibilita o aluno UNIFEOB desenvolver habilidades para chegar a sua autonomia intelectual, sem dispensar é claro os demais instrumentos de ensino colocados à disposição do aluno pela Instituição, sempre sob a orientação docente. Assim, o referido instrumento representa mais um passo da família UNIFEOB na revisão e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, o que beneficia não somente seu corpo discente, mas a sociedade como um todo”.

Profa. Rosana Ribeiro da Silva – “Vivemos atualmente em um mundo globalizado onde as informações estão disseminadas ao nosso redor. Nesta realidade dinâmica o acesso à informação deve ser o mais facilitado possível a todos os profissionais, principalmente aos da área jurídica. Se antes teríamos de carregar quilos e mais quilos de livros para podermos proceder aos estudos necessários ao exercício da advocacia, hoje, com as bibliotecas digitais, necessitamos unicamente de acesso à internet para termos em mãos todos os livros que precisarmos. A biblioteca digital RT permitirá à UNIFEOB preparar seus alunos de Direito para a informatização das práticas jurídicas, estimulando o estudo e a aprendizagem significativa em todos os espaços e não apenas no acadêmico. Mais uma vez a UNIFEOB a frente de seu tempo e primando pela qualidade do ensino jurídico que oferece”.

Prof. Carlos Eduardo de Souza – “Acredito o grande diferencial é o acesso fácil e rápido ao conteúdo editorial sempre atualizado, permitindo ao aluno acompanhar “em tempo real” a evolução do direito nesta era globalizada”.

Profa. Juliana Marques Borsari – “Na minha visão o conteúdo da RT Online contribui essencialmente para a formação global dos nossos discentes, pois se apresenta como uma ferramenta atualizada sobre os variados temas dentro do estudo do Direito. E, neste contexto, a possibilidade de acesso aos temas atuais, sendo tratados pelos respeitáveis doutrinadores e os Tribunais Superiores, mostra-se como uma fonte de pesquisa segura e respeitável”.

Prof. Carlos Alberto Ciacco de Moraes – “Entendo que para a formação na área jurídica, é primordial o contato permanente do aluno com as Legislações, doutrinas e jurisprudências mais atualizadas, considerando a volatividade presente no Direito Pátrio”.

Profa. Erica Bassanezi Morandin – “A utilização da Revista contribuirá na formação global dos universitários na medida em que lhes possibilitará a verificação do alcance do direito em situações práticas analisadas pela doutrina e jurisprudência. É uma ferramenta indispensável nas aulas de prática jurídica e na elaboração de peças processuais pelos estagiários do Escritório Modelo, posto que mecanismo constante de atualização e aplicação da norma, fator ímpar na formação e atuação de qualquer profissional”.

Prof. Renato Nery Machado – “No meu ponto de vista, melhora sensivelmente o acesso a informações importantes e atualizadas de modo multidisciplinar”.

Prof. Marcos César Pavani Parolin – “É uma forma de exercício da cidadania porque incentiva a formação de valores e uma maior integração entre escola e sociedade”.

Profa. Camila Moreira – “Entendo que a permissão de acesso pelos nossos universitários a um editorial de notória qualidade e abrangência engrandece, sobremaneira, os instrumentais que temos para formá-los de modo moderno e eficaz. Há, inquestionavelmente, um ganho nos estudos e um incremento nos trabalhos de pesquisa e solidificação do conhecimento”.

Profa. Maria Luiza Gonçalves Gomes – “O posicionamento dos nossos Tribunais ante as questões jurídicas apresentadas são de vital importância para os nossos alunos, pois são eles que fixam o entendimento das normas e como elas devem ser aplicadas”.

Profa. Mayra Frison Figueiredo – “É de extrema importância que as instituições de ensino possuam um acervo virtual. Obras de referência de caráter geral, tais como doutrinas, dicionários, dentre outros, e também as de caráter específico da área de atuação. É indispensável que estas obras sejam atualizadas constantemente, devendo incluir também os periódicos de referência. O ensino por competência adotado pela UNIFEOB predispõe a necessidade de leitura constante e atualizada pelos seus docentes e alunos, sendo assim, com a implementação da RT ONLINE os professores poderão e deverão exigir leituras especificas e de conhecimentos gerais visando não só o aprimoramento profissional do aluno, mas também o seu crescimento como ser-no-mundo”.

Profa. Michele Cristina Souza Colla de Oliveira – “O acesso ao conteúdo da RT Online será um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as pesquisas (no vasto e confiável material disponível) poderão ser realizadas a qualquer momento e local pelos alunos/universitários e professores, complementando os acervos Online e físico da UNIFEOB. O rápido acesso à legislação, doutrina e jurisprudência estimularão o aluno a pesquisar, estudar e atentar-se para as atualizações nos diversos ramos do Direito. A RT online mostra-se uma ferramenta importante para o profissional de Direito e o manuseio pelo estudante durante a graduação é de suma importância para aproximá-lo de sua futura realidade profissional, cuja demanda é pelo aprimoramento constante”.

Profa. Beatriz Virginia Camarinha Castilho Pinto – “A RT on-line vem facilitar sobremaneira a vida do acadêmico, na medida em que esse rico acervo de jurisprudência está agora acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, vencendo as barreiras de tempo e espaço. A tradicional revista de jurisprudência é amplamente usada em nosso curso, desde as primeiras semanas de aula até a monografia de conclusão de curso, servindo de suporte tanto aos trabalhos acadêmicos quanto à vida profissional e à atualização dos nossos alunos e egressos”.

 Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br

Acesse o Manual RT online: MANUAL_RT_ONLINE

MANUAL_RT_ONLINE