Prazo para o Programa de Iniciação Científica se encerra em maio

O prazo para inscrições no Programa de Iniciação Científica da UNIFEOB se encerra no dia 31/05, quarta-feira.

Leia atentamente o edital, baixe os documentos, preencha e envie exclusivamente por e-mail para ic@unifeob.edu.br

Você sabe o que é iniciação científica?

A iniciação científica é o primeiro passo do estudante no mundo da pesquisa. Ao escolher participar de um programa de iniciação científica, o aluno tem a chance de se envolver ativamente com a construção do conhecimento. Ele passa de ouvinte, de leitor, a questionador, se apropriando de novas perguntas e busca por respostas.

O contato com outros novos pesquisadores ou mesmo com nomes consagrados trazem luz a muitos métodos de pesquisa dentro de um mesmo projeto. O horizonte da investigação científica é aberto aos olhos do estudante, que, no futuro, pode ingressar em uma pós-graduação acadêmica, em um mestrado ou doutorado, ou mesmo buscar uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho.

A pesquisa faz o universitário partir para a parte prática e caminha junto com o desenvolvimento da formação. É uma quebra de paradigma educacional, tirando o aluno de receptor da informação, para transformá-lo em produtor do conteúdo acadêmico-científico.

Para quem almeja entrar em um mestrado, por exemplo, é recomendado antes de qualquer coisa, trabalhar em um programa de iniciação científica. E, para isso, é importante a produção de conteúdo, como artigos, resumos, participação em congressos, feiras acadêmicas, semanas acadêmicas. Pois tudo isso facilita a fixação do conteúdo e garante um importante diferencial no ingresso no mercado de trabalho, fortalecendo o currículo.

Os alunos em iniciação científica também são de grande relevância para o professor, pois estabelece contato com novos questionamentos, que serão objetos de novos estudos, de novas pesquisas.

Todo aluno é um pouco pesquisador. Alguns são mais práticos, outros mais teóricos. E o papel do programa de iniciação científica é desenvolver diferentes formas de pesquisas e incentivar a busca por novos conhecimentos.

Baixe os documentos e inscreva-se

Programa-de-Iniciação-Cientifica_1_Ciclo

Programa-de-Iniciação-Cientifica_2_Ciclo

Formulário-de-Encaminhamento-de-Relatório