PALESTRA PARA COMEMORAR O DIA DA ENFERMAGEM

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, 12 de maio, a UNIFEOB reuniu os alunos do Curso de Enfermagem para participarem da palestra: “Humanização do parto e suas vertentes. Residência obstétrica: relato de experiência”. A aula foi ministrada pelas enfermeiras Natalia Teodoro Luqueta e Juliana de Jesus Souza, alunas da Residência em Enfermagem Obstétrica na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.

O evento teve a abertura da professora e coordenadora do Curso, Eliane Castro Mendes, que falou da importância do enfermeiro na sociedade e sobre a importância da reflexão sobre o tema.

”O termo humanização refere-se ao questionamento às práticas de saúde excessivamente intervencionista. Este termo vem sendo utilizado, na assistência ao parto com o objetivo de recuperar o parto como evento familiar e natural e unindo os benefícios das evidências científicas modernas”, explica Eliane.

Natalia e Juliana falaram sobre a importância da humanização da assistência ao parto e suas implicações na atuação dos profissionais que atendem a parturiente. No caso, profissionais da área da saúde, que devem respeitar os aspectos da fisiologia do parto, sem intervenções desnecessárias, levando em consideração os aspectos sociais e culturais que envolvem o parto e o nascimento. Trabalho que também envolve o suporte emocional necessário à mulher e sua família, facilitando a formação dos laços afetivos familiares e o vínculo mãe-bebê.

O reitor João Otávio Bastos Junqueira esteve no evento e usou a palavra para parabenizar os profissionais e futuros profissionais pela data comemorativa. Ele também aproveitou a oportunidade e sugeriu às professoras que conheçam a estrutura da equipe de parto humanizado para que este possa ser sugerido ao atendimento de saúde da cidade.

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br