Oficina de tutores da UNIFEOB reúne 80 alunos

Aula contou com a participação de mestres e professores de todo o país, interessados em agregar conhecimentos na área da Educação a Distância.

No sábado, dia 8 de agosto, a UNIFEOB realizou o primeiro encontro da 5ª Oficina de Tutores, ministrada pela Professora Patrícia Paiva (Diretora do Núcleo de Educação a Distância) do Centro Universitário.

O curso possui um total de 120 horas (sendo 40 horas presenciais e 80 horas a distância), neste sábado foram oito horas de atividade. A oficina se propõe a formar profissionais “tutores” para trabalharem com a Educação a Distância.

Com 80 alunos, a maioria  professores  de diversas localidades, como: Brasília, São Paulo, Jundiaí, Sorocaba, Campinas, Mococa, Rio Claro, entre outras, o encontro foi de grande interação e troca de conhecimentos.

Um dos participantes que veio de longe para adquirir conhecimentos foi o professor Paulo Roberto da Silva, que é professor de Engenharia, Legislação e Ética Profissional, professor aposentado da Universidade Federal de Lavras e das Faculdades Integradas UBS, Brasília, também aposentado do Ministério da Educação, onde trabalhou por 40 anos na gestão da Educação Superior e mora em Brasília. Ele é um dos alunos da oficina, com o conhecimento de toda uma carreira profissional ele reconhece a importância da capacitação dos tutores para o sucesso da Educação a Distância.

“É necessário que os futuros tutores tenham a exata noção do papel que eles irão desempenhar, pois a única diferença que o Ministério da Educação enxerga entre o presencial e a distância é a metodologia de ensino e esta metodologia exige muito mais do professor e do aluno e é nesse processo, que o tutor tem um papel fundamental de apoiar os alunos para que eles consigam ter êxito nos estudos”, comenta Paulo.

Outro aluno deste curso é Inácio Uchida, empresário do ramo de auditoria externa, professor da PUC de São Paulo de Custos, Contabilidade Geral e Auditoria e mestre em Contabilidade. Segundo ele, ”o futuro é o EaD, pois este já faz parte do dia-a-dia das pessoas. O EaD é o que irá alavancar o país devido ao menor custo e a possibilidade de estudar de qualquer local, sem deslocamento”, analisa Uchida.

Os presentes participaram de diversas atividades e discutiram muito sobre: Educação a distância, preconceitos sobre a modalidade, diferenças entre a Educação a distância e o presencial, vantagens e desvantagens e principalmente sobre a importância dessa modalidade no Brasil.

Além dessas discussões, a Professora Patrícia Paiva explicou qual a função do tutor a distância e presencial e suas competências e atribuições.

“Acredito que ser tutor é a profissão do futuro. Mas, não são todos os professores e profissionais da educação que estão preparados para essa nova profissão”.

Segundo Patrícia, a oficina de tutores é um curso de extensão para todos os profissionais com graduação que desejam ser tutores. “Não é necessário ser professor, mas é necessário ter PRAZER EM COMPARTILHAR, COLABORAR, ESTUDAR e principalmente acreditar que a BOA EDUCAÇÃO é o segredo para o CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO”, comenta ela.

A UNIFEOB irá lançar em breve diversos cursos de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO a distância, segundo a Professora Patrícia Paiva a UNIFEOB será referência em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. “Estamos formando um time de primeira, são os melhores dos melhores profissionais”.