Novo FIES: Oportunidade de estudo

Novo FIES: Oportunidade de estudo

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma grande oportunidade de acesso ao Curso Superior no Brasil. Segundo dados recentes da Expertise Consultoria Educacional mais de um milhão de estudantes em todo o país aderiram ao programa desde 2010.

Em São João da Boa Vista, o Centro Universitário Octávio Bastos (UNIFEOB) foi pioneiro no oferecimento do FIES na região. Sendo considerado por especialistas em educação, como uma das maiores referências nacionais em alunos com FIES, dando oportunidade para inúmeros estudantes que não tinham condições financeiras acessarem um curso superior sério e de qualidade.

De acordo com o pró-reitor administrativo, Carlos M. Guisasola, “o fato de a UNIFEOB ser o maior e melhor Centro Universitário da região, segundo o MEC, somado a experiência na obtenção de financiamento do FIES tornam a instituição a melhor opção para que a população de toda a região possa ter um curso superior de qualidade comprovada e sem pagar nada enquanto estuda”, orgulha-se.

De acordo com o reitor João Otávio Bastos Junqueira, somente no ano passado foram cerca de 2 mil adesões ao FIES.

“Desde 2010, quando foi lançado o Novo FIES, a UNIFEOB iniciou um forte trabalho de divulgação em toda a região. A instituição tem a responsabilidade de divulgar e assessorar os alunos, pois, certamente esse programa veio para dar oportunidade para muitas pessoas que não teriam condições de cursar uma faculdade de qualidade”, analisa João Otávio.

As baixas taxas de juros e o período de carência para iniciar o pagamento são os maiores atrativos, além da não obrigatoriedade de fiador em alguns casos.

A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos. E ainda o estudante tem um prazo equivalente a três vezes a duração do curso, e mais 12 meses para pagar o financiamento.

Para o reitor, esse é um grande benefício, pois os alunos podem concluir a faculdade, conseguir uma melhor qualificação profissional e só então iniciar o pagamento das parcelas.

Essa foi a ajuda que Tônia Aparecida Perigo Fosco, de Limeira, precisava para ajudar a filha, Maria Paula, a realizar o sonho de ser Médica Veterinária.

“Se não fosse toda essa atenção da UNIFEOB a gente não conseguiria, agora estamos muito felizes e ansiosos. Já liguei no departamento para agendar um horário e ver direitinho como devo proceder para solicitarmos o FIES”, comenta Tônia.

Na UNIFEOB

Segundo Rodrigo Capelatto, diretor executivo do SEMESP (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior Privado de São Paulo), a UNIFEOB é um exemplo a ser seguido pela sua competência e qualidade no atendimento aos alunos que desejam obter o financiamento e pelo número recorde de alunos que obtiveram o FIES.

De acordo com o pró-reitor Carlos Guisasola, Capelatto elogiou o atendimento na instituição de ensino e disse que outras faculdades vêm acompanhando e apreendendo com o Centro Universitário Octávio Bastos como trabalhar com o FIES para obter o mesmo grau de excelência e qualidade.

A UNIFEOB oferece aos alunos um atendimento individualizado com colaboradores treinados e especializados para orientar, auxiliar e acompanhar o aluno em todos os procedimentos para obtenção do FIES.

“Isso é um diferencial muito importante, pois o processo de contratação do financiamento é muito complexo e os alunos acabam tendo bastante dificuldade para fazer o processo sozinho pelo site e no banco. Neste setor, de FIES, as atendentes fazem todo o processo junto com o aluno, desde o cadastro inicial até a assinatura do contrato no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que são os bancos parceiros no FIES”, explica Carlos.

Uma das poucas exigências para adesão no programa é a realização do ENEM para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 ou ano posterior.

Inovando e dando oportunidade para os alunos que não fizeram o ENEM, o Centro Universitário Octávio Bastos criou um programa especial de financiamento. “Aqui os alunos sem FIES pagam 50% da mensalidade durante o primeiro ano até que possam fazer o ENEM e obter o FIES”, comenta o reitor João Otávio Bastos Junqueira.
Além disso, a instituição oferece também os programas Escola da Família e PROUNI.

João Otávio explica que o departamento que atende o FIES na UNIFEOB oferece aos alunos todo o suporte necessário durante o tramite de solicitação, adesão e aditamento dos contratos. Para outras informações basta entrar em contato pelos fones: 3634-3316| 3634-3370 e 3634-3337 diariamente das 9h às 21h de segunda à sexta-feira. A central de atendimento do FIES fica no Campus I – Centro.

Vestibular

O processo seletivo agendado está com inscrições abertas para aqueles que desejam iniciar o curso ainda no próximo ano. Informações sobre o vestibular e FIES: 0800-163466.

 

Thais Araujo
imprensa@unifeob.edu.br