II SUP – Simpósio sobre Utilização de Pastagens

II SUP – Simpósio sobre Utilização de Pastagens

No dia 15 de novembro, a UNIFEOB realizou o II SUP – Simpósio de Utilização de Pastagens, no Centro Cultural, Campus I. Este já é o segundo ano em que a cidade recebe os melhores especialistas no tema. O objetivo do evento foi enfatizar a troca de informações entre o meio acadêmico e o produtor rural e renovar a oportunidade para o networking entre palestrantes, profissionais da área e estudantes.

O Brasil está em constante expansão no setor de Agronegócio e o Simpósio contribui para a disseminação do conhecimento aos profissionais que buscam por melhores índices produtivos.

Atualmente, nosso país possui um rebanho bovino superior a duzentos milhões de cabeças, sendo a maioria em regime de pasto. São João da Boa Vista e região apresentam forte influência de sistemas agrícolas, com presença de cana-de-açúcar, citros, café e cerca de 30% de pastagens para pecuária de corte e leite.

“Apesar da importância das pastagens para o país como um todo, os índices zootécnicos alcançados estão muito abaixo dos potenciais genéticos dos animais utilizados, não sendo nossa região diferente deste cenário. Esses baixos índices se devem, principalmente, em função da baixa eficiência de utilização das pastagens.”, afirma Diogo Fleury, coordenador do curso de Engenharia Agronômica e mestre em Ciência Animal e Pastagens pela USP (Universidade de São Paulo).

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina e o quarto maior produtor de leite no mundo, com cerca de 170 milhões de hectares de pasto. Como importante fornecedor de proteína animal ao mercado externo, também ocupa o primeiro lugar na exportação de carne.

Os dados evidenciam o crescimento do setor e a relevância em adquirir conhecimento e informação de qualidade para investir em melhores produções. Por isso, participaram do II SUP cerca de 200 pessoas, entre alunos, produtores e profissionais da área.