Estudantes de Ciências Biológicas representam grandes cientistas em encenação

Estudantes de Ciências Biológicas representam grandes cientistas em encenação

Os estudantes do módulo 3 de Ciências Biológicas estudam Biologia Aquática, Botânica, História das Ciências, Parasitologia e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

O produto de módulo deste semestre tem a proposta de realizar um trabalho cênico com o objetivo de apresentar biografias de cientistas e pensadores de grande relevância para a formação acadêmica do Biólogo. Sendo assim, as unidades foram integradas com o desenvolvimento das competências atitudinais comprometimento, comunicação e trabalho em equipe.

Para o trabalho, foram pesquisadas as biografias de seis cientistas: Carlos Chagas, Carl Linneu, Louis Pasteur, Joseph Priestley, Rosalind Franklin e Vital Brasil. Posteriormente, os estudantes representaram cada um deles, relatando sobre o trabalho, a vida e o legado deixado por eles.

Os trabalhos biográficos são a integração das ciências do módulo. Os alunos compreendem que cada cientista tem uma personalidade, uma família, um trabalho e um grupo de amigos que interferem e molda toda a profissão dele. O aluno pode perceber que a Ciência caminha de mãos dadas com muitas áreas e que todo o trabalho descoberto deixa heranças futuras muito importantes para a melhoria de vida de tudo e de todos.

Conforme explica a professora responsável pelo projeto, “compreender a história das ciências, conhecer as pessoas que a constroem é muito importante para quem trabalha na área, pois isso ajuda na formação do pesquisador, do professor e do profissional como um todo, na medida em que ele aprende, ensina, raciocina, faz escolhas, delineia hipóteses, escreve, se expõe oralmente, tira conclusões, pensa nas consequências futuras e encontra o seu caminho”.