Estudantes de Arquitetura e Urbanismo constroem bancos com diferentes materiais

As unidades de estudo “Técnicas Construtivas” e “Projeto”, do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizaram a primeira atividade prática com os estudantes do 5º módulo matutino.

O objetivo é projetar e construir bancos utilizando diversos tipos de fundação rasa e com materiais diferentes. Os materiais e o tipo de fundação foram sorteados entre os grupos, que projetaram seus bancos e o integraram a um projeto conjunto para uma praça de confraternização.

“Por exemplo, um dos bancos foi feito a partir do tronco de uma árvore cortado, lixado e envernizado. O piso sob o banco será confeccionado em madeira proveniente dos galhos da árvore e, posteriormente, cortada em fatias e assentada”, explica a professora Claudia Brandt.

A proposta da atividade é facilitar a compreensão das diferenças entre o projeto, sua execução e como ele se transforma em realidade.

Essa atividade mostrou-se muito valiosa para os estudantes Antônio Oliveira do Nascimento, Thaís Vieira Lucatto, Geslyn Marques de Souza, André Olio e Elisama Ribeiro de Faria. Eles contam suas expectativas e como puderam aprender com a proposta.

“Neste semestre, nós tivemos que fazer a apresentação dos bancos, e no começo, olhando de fora, a gente acha que é tudo muito simples, que é apenas projetar e fazer. E o professor, nos mostrou que podemos ser criativos em um material maciço como o tijolo, e quando vamos construir é mais difícil. Porque no momento do projeto, você imagina, mas quando você faz, é diferente. Por isso, aprendemos todas as fases de uma obra, desde a fundação, o assentamento do tijolo, e isso influencia muito para termos uma visão na prática, não só no papel”, comentam.

Para os universitários, a experiência também serviu para a valorização de profissionais como o pedreiro e para visualizar que a maior dificuldade é a materialização do projeto, é tirar a ideia do papel.

A entrega dos bancos, como avaliação final, foi no dia 13/04 e, no total, 6 bancos foram construídos.