Estudantes da Escola de Negócios participam de palestra

Estudantes da Escola de Negócios participam de palestra

No dia 18 de maio, os estudantes da Escola de Negócios participaram da palestra “Acabou o cupom fiscal. E agora?”, com o professor Dante Barini Filho, da empresa Alterdata Software.

A internet e todo o avanço da tecnologia trouxeram diferentes formas de interação entre pessoas e empresas. E o modelo de registro de operações fiscais também evoluiu. Por meio da Portaria CAT 147, de 05/11/2012, o Emissor de Cupom Fiscal – EFC é substituído pelo CF-e-SAT, Cupom Fiscal Eletrônico emitido pelo Sistema de Autenticação e Transmissão.

O professor Dante explica que “o emissor de cupom fiscal está com os dias contados no Brasil todo. Embora seja a legislação e obrigatoriedade dado pelos estados, o Estado de São Paulo foi um dos primeiros a entrar com projeto”.

Mas é importante destacar que o Cupom Fiscal Eletrônico tem a mesma função, substituindo o uso de papel usado pelos equipamentos Emissores de Cupom Fiscal, podendo ser emitido por meio de software e impressora comum, reduzindo os custos com o cumprimento de obrigações acessórias pelos estabelecimentos.

Dante Barini Filho é formado pela FGV-SP, professor de publicidade do Instituto Nobel de Tecnologia – SP, diretor industrial de brinquedos da Estrela, palestrante sobre fisco digital para o Conselho Federal de Contabilidade.

Para participar da palestra, os estudantes doaram alimentos não perecíveis.