Engenharia Civil da UNIFEOB na Polimix

Os alunos do 4º módulo do Curso de Engenharia Civil da UNIFEOB visitaram, no dia 24 de outubro, a empresa “Polimix Concretos”.

Nesta visita técnica, os universitários puderam conhecer os métodos de produção, transporte e controle do concreto.

Entre as áreas abordadas, a primeira coisa a ser verificada foi a umidade dos agregados, através do “Frasco de Chapman”, importante passo para correção da quantidade de água a ser adicionada a mistura.

De acordo com o professor Sergio Michelazzo, os alunos também acompanharam  o carregamento de um caminhão betoneira, seguindo o traço do concreto estipulado (em massa), colocando-se brita, areia, cimento, aditivos e água.

Outra etapa interessante, foi o “Slump Test”, para conferir o abatimento deste concreto. Depois, foi moldado dois corpos de prova, e em seguida os alunos foram ao laboratório, onde foi rompido outro corpo de prova com 28 dias de moldagem. Na prensa, puderam observar a resistência da amostra e conferir com o calculado.

Para fechar a visita, o Engenheiro responsável pela usina, André Vagner, agradeceu a presença e destacou a importância dos alunos conhecerem o processo de produção de concreto, o que com certeza, ajudará a todos na carreira profissional.