Dinâmica Amnésia do 5º módulo do curso de Pedagogia

Dinâmica Amnésia do 5º módulo do curso de Pedagogia

Volta às aulas são sempre momentos de reencontros, sorrisos e muitas expectativas na UNIFEOB em relação ao ano letivo que se inicia e isso não foi diferente em 2015.  Entretanto, no curso de Pedagogia, o grande destaque foi a dinâmica (intitulada Amnésia) realizada pelos alunos dos 5º módulos A e B da turma de Pedagogia na Unidade de Estudos Alfabetização e Letramento (Profª especialista Daniela Cristina Marcondes) no primeiro dia de aula: a descontração e o companheirismo tomaram conta de todos. Os alunos se divertiram muito com a receptividade e acolhida planejada para o encontro dos grupos.

A alfabetização e o letramento, título da Unidade de Estudo do 5º módulo, devem acontecer através de práticas pedagógicas relacionadas à leitura e à produção textual. Para tanto, é fundamental que o próprio pedagogo _ em formação _ tenha consciência da importância destes eixos e desenvolva, portanto, sua própria competência leitora e escritora para poder contribuir, viabilizar e promover avanços, na aprendizagem de seus futuros alunos.

Com a finalidade de ampliar conhecimentos e reflexões sobre modalidades de leitura e a produção textual foi modelizada _ pela professora Daniela _ a leitura programada do livro “Minhas férias, pula uma linha parágrafo” de Christiane Gribel.

O livro, com título aparentemente engraçado, é extremamente crítico e propõe uma análise, iniciada pela autora, sobre a prática docente que almejamos em sala de aula em que a quebra de paradigmas é fundamental.

Durante outras aulas, ainda do primeiro mês de aulas,  os discentes tiveram oportunidade de realizar individual e/ou coletivamente um debate _ através de uma boa situação de aprendizagem do gênero oral _ Mesa redonda _ sobre o tema proposto no vídeo, do célebre escritor português José Saramago, baseado na obra “A maior flor do mundo” (livro infantil lançado no Brasil em 2001).

A narrativa faz uma crítica ao crescimento desenfreado das cidades e ao devastamento das vidas. Por esse motivo, tanto o filme quanto o livro, são ideais para educadores e alunos: uma delicadeza que vale a pena ser conferida! Fica mais uma indicação literária…

As reflexões, após o vídeo, contemplaram dentre outros, aspectos referentes à prática docente, à ética do pedagogo, ao respeito ao discente e seus direitos e ao profissionalismo do professor alfabetizador. Toda a proposta contemplou ainda uma das competências atitudinais a ser aperfeiçoada neste módulo para a empregabilidade e cidadania do profissional envolvido: Responsabilidade Social.