Acontece na Unifeob

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS NO LAR NOSSA SENHORA DE LOURDES

Enfermagem ministra curso de Primeiros Socorros no Lar dos IdososNossa Senhora de Lourdes em Águas da Prata

Os colaboradores do Lar de Idosos Nossa Senhora de Lourdes, em Águas da Prata, participaram do Curso de Primeiros Socorros ministrado pela UNIFEOB.

 A atividade foi realizada na tarde de quarta-feira, com a presença da coordenadora do Curso de Enfermagem Eliane Terezinha de Castro Mendes e ministrado pela professora Mara Villas Boas de Carvalho.

A enfermeira responsável pelo Lar, Jane Oliveira, que é ex-aluna da UNIFEOB, assim como toda a equipe de colaboradores participaram atentamente das orientações, fizeram perguntas e trocaram conhecimentos.

Os primeiros socorros são descritos como procedimentos imediatos e imprescindíveis, adotados em atenção a vítimas de acidentes antes da chegada de atendimento médico especializado.

“Por vezes, medidas simples podem influenciar direta e decisivamente na recuperação da vítima, fazendo diferença entre a vida e a morte dela, ou auxiliando a reduzir sequelas posteriores. Dessa forma, com técnicas de primeiros socorros, mesmo um leigo pode ajudar a salvar vidas”, comenta Eliana, coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIFEOB.

PRIMEIROS SOCORROS

A grande maioria das situações de acidentes poderia ser evitada; porém, quando elas ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.

O fundamental é saber que, no momento da emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de uma equipe especializada para o atendimento.

Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. Entretanto, a pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.

Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.

Algumas pessoas pensam que na hora da emergência não terão coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utilizá-las.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados