Curso de Ciências Biológicas visita Parque Estadual

Curso de Ciências Biológicas visita Parque Estadual

Dentro da unidade de Botânica, os universitários do curso de Ciências Biológicas da UNIFEOB realizaram no dia 29 de abril uma visita ao Parque Estadual de Vassununga, localizado em Santa Rita do Passa Quatro – SP.

A Botânica estuda a morfologia externa e a sistemática das plantas. Neste tema, a visita técnica é uma atividade de grande importância para compreender na prática as unidades estudadas em sala de aula.

“No parque, conhecemos, com a ajuda do guia, a gleba Pé-de-Gigante, que compreende o bioma do Cerrado e a gleba Jequitibá, que compreende o bioma Mata Atlântica. Nesta gleba, encontra-se um dos maiores jequitibás-rosa do Brasil, estimado em 40m de altura, com aproximadamente 600 anos. Em ambas as glebas, analisamos a morfologia das plantas, o solo, o clima, os processos fisiológicos usados pelas plantas, a predominância de famílias botânicas em função do ambiente como um todo e como se adaptam a tais locais, considerando todos esses aspectos”, explica a professora Dra. Eliana Pereira Chagas.

O parque estadual de Vassununga foi criado com a intenção de preservar a maior reserva de jequitibás-rosa do Brasil, espécie em extinção. A proposta da turma foi analisar vários aspectos das plantas no seu ambiente natural.